Soldado da Rocam faz ato de bravura

Soldado da Rocam faz ato de bravura

28 de janeiro de 2018 Off Por Eduardo Grassi



  • ATO DE BRAVURA

    Chapecó: sem dar um tiro, em ocorrência complexa, PM de folga evita homicídio em violência doméstica e prende autor armado de facão.

    Por volta das 21h de ontem, sábado 27, no bairro Pinheirinho, em Chapecó, um policial militar de folga, agindo sozinho, sem disparar o armamento letal que portava, uma pistola .40, apesar de amparado legalmente, realizou a prisão de um homem de 30 anos, que armado de facão e totalmente alterado, tentava matar a mãe, a esposa e o irmão, chegando correr atrás da esposa com o facão tentando acertá-la. No momento da perseguição, a esposa ainda carregava uma criança de colo.

    Colocando a própria vida em risco ao intervir sozinho na ocorrência, que era complexa, o policial demonstrou coragem e abnegação; ao insistir na verbalização (ordens ao autor de largar a arma e se entregar) mesmo com a vida em risco (já que o autor investiu contra ele com o facão-arma letal) demonstrou imenso autocontrole e técnica policial; ao agir no tempo em que a situação pedia, sem poder esperar por reforços, que poderiam ser tardios, demonstrou comprometimento com a missão policial militar, de proteger as pessoas; materializando a missão de proteger, conseguiu preservar todas as vidas, inclusive a do agressor. Testemunhas e vítimas não têm dúvidas de que não fosse a ação do policial, o mal maior poderia ter ocorrido.

    COMO OCORREU

    O fato iniciou quando o policial militar, que atua nas Rondas ostensivas Com Apoio de Motocicletas do 2º Batalhão de Polícia Militar/Fronteira (Rocam/2ºBPM/Fron), estava de folga em um jantar no bairro Pinheirinho, e visualizou uma complexa movimentação próxima ao local, onde havia um homem correndo atrás da mulher dele, que carregava uma criança no colo, com facão na mão tentando acertá-la, e várias pessoas gritavam por socorro e pediam para alguém chamar a polícia.

    De imediato o policial se dirigiu ao local e visando conter a situação de perigo iminente de morte da mulher e da criança, realizou uma intervenção verbal, se identificando e ordenando que o autor que tentava matar a mulher, jogasse no chão o facão e se entregasse.

    O autor investiu contra o policial com o facão, e o policial apesar de estar amparado a realizar um disparo letal contra o autor, já que ele investia contra o policial usando uma arma letal, um facão, recuou alguns passos e continuou ordenando que o autor largasse o facão e se entregasse, sendo que após relutar por alguns instantes e esboçar clara intenção de atacar o policial com o facão, o agressor acabou obedecendo às ordens e se entregando.

    O policial retirou o facão do alcance do autor e o imobilizou, sendo que logo chegou ao local o reforço com policiais de serviço. O agressor ainda agitado, mas já imobilizado, foi algemado conduzido para a Central de Plantão Policial (CPP) de Chapecó, para os procedimentos cabíveis. Ela já havia sido preso pela PM, em ocasiões anteriores, por porte de drogas e violência doméstica.

    O autor foi identificado como um homem de 30 anos; os familiares que estavam no local relataram ele bebeu e se alterou, entrando em discussão primeiro com a mãe e após tentarem conter ele que agredia a mãe, se revoltou contra todos os familiares que estavam na residência, pegou um facão e tentou acertar seu irmão, sua esposa com uma criança no colo e continuar as agressões à mãe. A mãe inclusive já estava com cortes na mão e foi levada ao hospital para atendimento. As testemunhas s vítimas também foram levadas a delegacia para depoimento.