Educação: projeto discute estratégias contra a violência

Educação: projeto discute estratégias contra a violência

3 de março de 2016 Off Por Chapecó



  •  

    Educação: projeto discute estratégias contra a violência!

    Estruturas sendo alvo de pichações e alguns vidros quebrados representam apenas a ponta de um iceberg que ameaça uma grande maioria das escolas em nosso país. Como se não bastasse tudo isto, podemos observar nossa sociedade passando por constantes transformações no âmbito sócio cultural que se refletem diretamente nas questões educacionais e contextos familiares.

    Dentro da máxima que a escola é um dos ambientes mais propícios para o aprendizado de valores que norteiam uma sociedade pacífica com o respeito, a ética e a justiça, a Secretaria de Educação de Chapecó, desencadeou nas 83 instituições educativas o projeto Consciência Comunitária Escolar (CCE).

    Uma iniciativa que tem como principal estratégia a realização de intervenções nas questões relacionadas à violência, na ótica que o ambiente escolar aliado ao sócio emocional dos alunos, se reflete diretamente na aprendizagem e no relacionamento interpessoal.

    Integrando as atividades do projeto, aconteceu na tarde desta quinta-feira (03), uma reunião de trabalho na Escola Parque Cidadã Leonel de Moura Brizola, no Bairro Bom Pastor. A atividade contou a participação de representantes de instituições de segurança, justiça, sociedade civil e organizada, além da comunidade escolar.

    A Secretária de Educação, professora Maria de Lurdes Seben, destaca experiências nacionais de instituições educacionais que superaram a questão da violência ao invés de buscarem justificativas pelo desempenho baixo dos estudantes, investiram na consolidação de um plano estratégico de formação de professores. Defende ainda uma aproximação com a comunidade trazendo a família para dentro da escola desenvolvendo um relacionamento mais eficiente do que os gastos com grades e cadeados.

    3 2 (1) 1 (2)

    Fonte: Prefeitura de Chapecó