Encontro de Chapecó discute formas de combater mosquito Aedes aegypti

Encontro de Chapecó discute formas de combater mosquito Aedes aegypti

4 de março de 2016 Off Por Chapecó



  • Prefeitos, secretários municipais da saúde, Ministério Público, Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil e profissionais da saúde participaram em Chapecó nesta sexta feira (04) de um encontro com o objetivo de somar forças, chamar todos a responsabilidade e fazer ações integradas para efetivamente combater o mosquito causados da Dengue, Zika e Chicunkunya.
    O encontro também serviu para sensibilizar os dirigentes quanto a situação das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti na região e pedir ainda mais apoio das ações e atividades que estão sendo realizadas. O trabalho no Oeste, região mais afetada em Santa Catarina, deve ser constante, onde o Estado esta presente diariamente nos municípios com apoio e amparo as ações realizadas. Entretanto, constatou-se no encontro, ainda há muito trabalho para fazer, e somente com o apoio e dedicação de todos, será possível alcançar os objetivos previstos.
    Ações de combate estão sendo realizadas pelo Estado nessas regiões e municípios, a exemplo de Chapecó como destacou o Prefeito Luciano Buligon, com destaque para a aplicação de veneno com UBV – Unidade de baixo volume – nas regiões que tiveram casos confirmados das doenças, além da implantação de 15 Salas de Situação, que realizam encontros periódicos e ações de combate e prevenção e também o apoio técnico dos profissionais do Estado, para auxiliar nas atividades e ações.
    O coordenador da DIVE – Divisão de Vigilância Epidemiológica, Fabio Gaudensi, disse que em Santa Catarina há 102 municípios com focos do mosquito Aedes aegypti. Dessas cidades, 30 estão infestadas e 23 delas estão localizadas no Oeste. Há dezenas de casos já confirmados e diariamente aparecem mais pessoas com dengue e agora com as outras doenças zika e chicunkunya. Pinhalzinho, Chapecó e agora Bom Jesus estão vivendo uma epidemia de dengue e os cuidados estão redobrados na região. 96% dos casos de dengue em SC estão na região Oeste.
    040316-combate-ao-mosq-aedes-reuniao-prefeitos-2-
    Fabio ressalta que o caso não é só de saúde pública, mas também tem haver com nosso ambiente de morada e trabalho e a partir disso a responsabilidade é de todos: “É importante esta ação conjunta de vários órgãos e setores da sociedade”.
    Neste auxilio, o Ministério Público esta participando no sentido de agilizar os trabalhos legais para que a saúde pública possa fazer seu trabalho e o Corpo de Bombeiros e Defesa Civil estão empenhados em Forças Tarefas para ajudar a fiscalizar telhados e partes altas das cidades mais atingidas. (Com informações da ADR)

    Prefeitura de Chapecó