Endividamento das famílias de Chapecó cresce em junho

Endividamento das famílias de Chapecó cresce em junho

28 de junho de 2018 Off Por Editor



  • Índice fica estável se comparado com junho do ano passado, aponta Sicom Pesquisas.

    O endividamento das famílias de Chapecó apresentou aumento em junho, após dois recuos seguidos. O percentual foi de 42,8%, registrados no mês de maio, para 43,2% averiguados agora em junho. A constatação é da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência dos Consumidores (Peic), levantada mensalmente pelo Sindicato do Comércio da Região de Chapecó (Sicom) e pela Federação do Comércio de Santa Catarina (Fecomércio). Há 12 meses, em junho do ano passado, o índice de endividamento foi de 43,2%, o mesmo percentual para o mês neste ano.

    Possuem contas em atraso 11,5% das famílias e 6,5% dizem não ter condições de fazer o pagamento. A Divisão de Pesquisa e Estatística do Sicom indica, quanto ao tempo de pagamento das dívidas em atraso, que 60,9% levarão acima de 90 dias, 21,7% de 30 a 90 dias e 17,4% até 30 dias. Quanto às condições de pagamento das contas em atraso, entre as famílias endividadas, 56,5% especificam não ter possibilidade e 30,4% poderão pagar totalmente.
    Quanto ao tipo de dívida existente, das famílias chapecoenses entrevistadas, 58,7% afirmaram que possuem compromissos com carnês. Outras, na ordem de 36%, indicaram que estão comprometidas com o uso do cartão de crédito, enquanto 19,2% possuem compromisso com o financiamento de carro.

    Tempo de comprometimento

    Por serem dívidas de longo prazo, 55,1% indicam que levarão mais de um ano para quitá-las, enquanto outros 12,5% especificaram que irão levar até três meses. Entre as famílias chapecoenses endividadas, 80,6% têm entre 11% e 50% da renda comprometida com as dívidas.