Campanha “Compre de SC” incentiva aquecimento do comércio

Campanha “Compre de SC” incentiva aquecimento do comércio

2 de julho de 2018 Off Por Editor



  • Em Chapecó setor representa 15% do PIB

     

    Conforme dados do Chapecó em Números, de 2016, a capital do oeste catarinense conta com aproximadamente 5.153 empresas comerciais e emprega mais de 18.700 pessoas no comércio. O setor corresponde a 15% do Produto Interno Bruto (PIB) que é de R$ 7,7 bilhões, o qual colocou Chapecó no 6º lugar entre as cidades mais desenvolvidas no Estado. Essas informações destacam a relevância do comércio para o município e a importância da valorização dos produtos catarinenses. Para incentivar isso, o Governo do Estado lançou, recentemente, a campanha “Compre de SC”.

         A Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL), assim como a Federação das Câmara de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC), apoia a iniciativa. Com o mote “Leve Qualidade para Casa e Desenvolvimento para Nosso Estado”, a ação visa de valorização do comércio e produtos locais e está alinhada com a filosofia da FCDL/SC e das CDL Chapecó de incentivar a comunidade a prestigiar o comércio e os empreendedores catarinenses.

            O presidente da CDL Chapecó, Clóvis Afonso Spohr, observa que o consumo local estimula toda a cadeia produtiva, valoriza os produtores, ajuda a indústria e o comércio a gerar mais empregos e acaba retornando à sociedade em serviços de melhor qualidade, já que priorizando os produtos catarinenses, o município consegue arrecadar mais impostos para investir nas diversas áreas, da saúde e educação à infraestrutura.

            De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Chapecó, Marcio Ernani Sander, o sucesso da economia está, grande parte, vinculado aos expressivos números gerados pelo comércio. “Estamos elaborando o novo plano de desenvolvimento econômico de Chapecó, em parceria com o Sebrae/SC, e podemos avaliar que existe uma alteração positiva no que diz respeito ao comércio. Com a contribuição da Sala do Empreendedor, temos trabalhado para incentivar os microempreendedores individuais a se estabelecerem no comércio e buscarem aprimoramento para que possam contribuir efetivamente com a geração de emprego e renda e desenvolver junto com o município, assim como muitas das grandes lojas de Chapecó que iniciaram com empreendedores visionários que hoje fazem o sucesso do setor”.