Esperidião Amin é candidato ao governo de SC pelo Progressistas

Esperidião Amin é candidato ao governo de SC pelo Progressistas

30 de julho de 2018 Off Por Editor



  • Os Progressistas realizaram neste sábado (28) a convenção partidária para definir os rumos da sigla na eleição desse ano no estado. Como já era esperado, o deputado federal Esperidião Amin foi oficializado como candidato a governador.

    DEM, PV e Patriota fazem parte da coligação. O nome indicado para vice é do deputado João Paulo Kleinübing (DEM), mas a ata ficou em aberto nesse sentido. Os candidatos ao Senado também ficam para um segundo momento. O prazo final é 5 de agosto.

    Essa indefinição ocorre, pois costuras ainda são feitas na tentativa de formar chapa com o PSD. Na sexta-feira, Amin ofereceu o lugar de vice a Gelson Merisio (PSD), embora o pessedista tenha sido escolhido pelo seu partido como candidato a governador no sábado anterior. Amin alegou indicativos de pesquisas, onde apareceria melhor que Merisio. Teria dito que se Merisio não aceita ser vice, ele (Amin) não poderia contrariar o partido e ficar de fora da cabeça de chapa. Uma aliança com o PSD ainda é desejada. Na convenção desse sábado, no entanto, PSD e PSDB não tiveram representantes.

    O DEM faz a convenção no dia 4. Já o PSDB tem convenção neste domingo (29), quando deve confirmar Paulo Bauer candidato a governador.

    AMIN NA POLÍTICA
    O atual deputado federal Esperidião Amin está no segundo mandato consecutivo. Já foi governador duas vezes, eleito em 1982 e 1998. Foi duas vezes prefeito de Florianópolis e senador entre 1991 e 1998. Se concorrer a governador em outubro, será candidato ao cargo pela quinta vez.