PCdoB lança Manuela D’Avila a presidência da República

PCdoB lança Manuela D’Avila a presidência da República

2 de agosto de 2018 Off Por Editor



  • A candidatura de Manuela D’Avila à Presidência da República foi lançada nesta quarta-feira, em Brasília, pelo PCdoB. Apesar de ter sido aclamada por unanimidade, Manuela deixou claro que vai tentar dialogar para tentar uma “unidade” com forças de esquerda. PT, PCdoB, PSB e PDT não chegaram, até agora, a qualquer entendimento para uma candidatura única ao Planalto.

    — A unidade da esquerda deve ser defendida até o último dia que seja possível — disse Manuela, em discurso aos militantes.

    A candidata sinalizou que está aberta a negociações até o dia cinco de agosto, domingo, quando se encerra o prazo final para a realização de convenções. Após o discurso no ato que marcou o seu lançamento, em auditório da Câmara dos Deputados, Manuela também falou sobre o assunto. Perguntada se aceitaria compor apenas com o PT, sendo candidata a vice, ela preferiu dizer que gostaria de ser porta voz de uma aliança ainda mais ampla.

    — Esse não é um debate que está colocado hoje.

    Questionada se condicionava uma aliança à unidade de todos os partidos de esquerda, Manuela não expressou claramente sua posição. No próximo sábado, os petistas vão lançar o nome de Luiz Inácio Lula da Silva ao Planalto — o ex-presidente já foi condenado em segunda instância por corrupção passiva e lavagem de dinheiro e está preso em Curitiba.

    — Nós nunca defendemos isso (aliança só com o PT). Sempre defendemos que a unidade fosse a maior possível para esse campo político. Portanto, nós não nos colocamos como óbice. Eu ficaria feliz se (a unidade) fosse de três ou quatro (partidos). Eu poderia até mesmo não participar da chapa.

    Durante o seu discurso, Manuela defendeu Lula algumas vezes. Afirmou que o ex-presidente está preso “porque lidera as pesquisas” e que “o maior líder do país está encarcerado injustamente”.

    — Nossa campanha sempre se somou ao grito de Lula livre — disse Manuela.

    A fala da candidata também foi pontuada pela crítica a Michel Temer, qualificado como “golpista” e parte de um “governo de traição ao Brasil e ao povo brasileiro”. Manuela acrescentou que o impeachment de Dilma Rousseff teve um caráter “fortemente misógino” e que sua candidatura é a mais “feminista” no campo da esquerda.

    Ao analisar a política nacional e internacional, Manuela afirmou que o mundo vive um momento de “pós-democracia”, no qual “o capitalismo é cada vez menos compatível com a democracia”. Sobre o Brasil, Manuela disse que o Judiciário “revogou 250 anos de iluminismo” e que a política não poderia se submeter à tecnocracia.

    Fonte: JORNAL DA GLOBO