Polícia Civil prende homem que extorquia mulheres de SC e do RS pela Internet

Polícia Civil prende homem que extorquia mulheres de SC e do RS pela Internet

30 de outubro de 2018 Off Por Editor



  • A Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso de São Miguel do Oeste, com auxílio da Polícia Civil de Sarandi/RS, prendeu nesta tarde um homem com 36 anos que extorquia mulheres através de redes sociais.

    O criminoso fazia contato com mulheres da região através do Facebook, convidando-as para conversar.

    Depois de algum tempo de contatos frequentes com as vítimas, em que o investigado as elogiava e as convidava para namorar, algumas acabavam enviando fotos e ou vídeos de conteúdo íntimo.

    A partir do momento em que as vítimas enviavam fotografias e ou vídeos íntimos, o investigado passava a exigir dinheiro dessas mulheres,  sob ameaça de divulgar as imagens.

    Há registros de mais de 20 mulheres que, desde 2016, foram vítimas do criminoso nos Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, incluindo São Miguel do Oeste.

    O crime de extorsão praticado pelo investigado prevê pena de 4 a 10 anos de reclusão. A investigação deverá ser concluída pela Polícia Civil dentro do prazo legal e encaminhada ao Poder Judiciário.

    Segundo a Delegada da DPCAMI, Dra. Lisiane Junges, “crimes praticados através da Internet tem sido cada vez mais comuns e as pessoas devem adotar uma postura responsável na rede, visando a minimizar os riscos de uma exposição indesejada.”

    Esclarece ainda a Delegada que “a partir desse ano, a transmissão ou divulgação de imagens envolvendo cenas de sexo, nudez ou pornografia sem o consentimento da vítima passou a ser crime que prevê prisão de 1 a 5 anos de reclusão,  sendo que os cuidados devem, portanto, incluir os conteúdos que são compartilhados”.