Educação: Escola promove teatro contra dengue

Educação: Escola promove teatro contra dengue

17 de março de 2016 Off Por Chapecó



  • Trabalhar a prevenção junto aos pais e assim, sensibilizar toda a comunidade na guerra contra a dengue. Com este objetivo os alunos de 1ª e 3ª série da Escola Básica Municipal Guido Mantelli, no Bairro Engenho Braun, encenaram durante a assembleia de pais, a peça “Uma Historia Muito Louca”. Na mesma ocasião os pais também tiveram a oportunidade de receber mais informações sobre prevenção e combate as larvas do mosquito Aedes aegypti, vetor das seguintes doenças: Dengue, febre Chikungunya e Zica.

    Conforme a professora, Dulcinéia Debettio, responsável pela elaboração do roteiro da peça teatral, a iniciativa surgiu a partir de um desafio lançado pela direção da escola, para que fosse elaborado um trabalho envolvendo a dengue direcionado aos pais. A professora de séries iniciais, Joice Agne define a efetivação da obra como um trabalho com o envolvimento coletivo. “Foi uma experiência incrível, pois pude perceber a preocupação de cada um dos alunos com a sua comunidade”, relatou.

    E o resultado deste trabalho agradou e mito a toda comunidade escolar, pois os pequenos atores apresentaram de forma irreverente e muito bem humorada a importância da prevenção e combate ao mosquito. O resultado na poderia ser outro, se não muitos pais informados, sorridentes e orgulhosos com a performance dos pequenos atores.

    Para Edimar Machado, pai de um aluno de cinco anos que estuda na escola, a peça teatral vem se somar a tantas outras temáticas abordadas diariamente pelo seu filho. “Geralmente quem vem nas reuniões é a minha esposa, mas hoje eu pude vir e tive esta grata surpresa em poder observar de onde vem tanta informação que meu filho vive nos contando em casa”, destaca. Esta é mesma opinião da moradora Camila Toniazz. “Muito bom mesmo, hoje a gente pode entender de forma clara e precisa a importância de eliminar os entulhos e principalmente a água parada”, conta.

    Orientações

    Logo em seguida os presentes tiveram a oportunidade de conhecer um pouco do panorama do município com relação ao mosquito Aedes aegypti. As orientações foram repassadas pela agente de combate a endemias, Silvana Rubas Lemes, mãe de dois filhos de oito e cinco anos, que estudam na escola. “Estamos atendendo um convite da escola e aproveitando a oportunidade para mais uma vez pedir o apoio da comunidade no combate ao mosquito”, disse.

    A Secretária de Educação, professora Maria de Lurdes Seben, destaca que estas duas ações integram a proposta de assegurar a propagação de informações importantes sobre a dengue, prevenção e formas de controle, tornando os alunos agentes multiplicadores do combate à dengue.

    “Este é o verdadeiro papel da escola, atuar na elaboração de ações de sensibilização junto à sociedade em questões de saúde e cidadania, de modo a promover a prevenção e o autocuidado, utilizando-se de metodologias lúdicas, entretenimento e pedagógicas como teatros, caminhadas e panfletagens”, destaca.

    teatro4 teatro3 teatro2 teatro1

    Prefeitura de Chapecó