Inicia julgamento do vereador de Chapecó acusado de tentativa de homicídio contra sete pessoas

Inicia julgamento do vereador de Chapecó acusado de tentativa de homicídio contra sete pessoas

12 de abril de 2019 Off Por Redação Chapeco.org



  • Às 8h d​esta sexta-feira, 12, o júri iniciou com o sorteio dos jurados. São duas mulheres e cinco homens que definirão o futuro do presidente da Câmara de Vereadores de Chapecó, Arestide Fidelis. Na sequência aconteceu o depoimento de quatro testemunhas. Três delas são vítimas do acidente. No total serão 20 pessoas ouvidas. O interrogatório do parlamentar será depois das oitivas das testemunhas. O vereador responde por tentativa de homicídio contra sete pessoas e por embriaguez ao volante por ter colidido com dois veículos, no dia 1º de maio de 2014.
    ​O júri é presidido pelo juiz da 1ª Vara Criminal da comarca de Chapecó, Jeferson Vieira. Na acusação, atua o promotor de Justiça Cyro Luiz Guerreiro Junior, com assistência de Robson dos Santos. Os advogados de defesa são Gilson Roberto Thomé Vieira, Arthur Fernando Losekann, Nilton João de Macedo Machado e Guilherme Stinghen Gottardi.

    O crime

    O acidente ocorreu no Contorno Viário Oeste, na altura do bairro Santo Antônio, em Chapecó. Segundo testemunhas, Fidelis estava na contramão quando atingiu a lateral do primeiro carro onde estavam um casal e um menino de quatro anos de idade (a mulher estava grávida de sete meses). O vereador continuou trafegando em alta velocidade pela mão contrária da via e bateu de frente com outro veículo. Neste estavam um casal e os dois filhos (um menino com nove anos e uma adolescente com 13 anos). A jovem teve traumatismo craniano. Todos os envolvidos foram atendidos por equipes de socorro e sobreviveram.

    Na denúncia ainda consta a informação de que o parlamentar deixou o local do acidente e pediu para se esconder na casa de uma família moradora do bairro. Os policiais o encontraram no banheiro da residência com forte cheiro de bebida alcóolica, desordem nas vestes, olhos vermelhos e bastante eufórico. O teste do bafômetro apontou a embriaguez. Ele foi preso em flagrante e ficou no Presídio Regional de Chapecó por 33 dias. Após o deferimento de habeas corpus pelo Tribunal de Justiça, pagou fiança no valor de 10 salários mínimos e foi liberado. (Autos n. 0008068-51.2014.8.24.0018)