Universidade da Melhor Idade Chapecó é apresentada no Legislativo Municipal

Universidade da Melhor Idade Chapecó é apresentada no Legislativo Municipal

15 de abril de 2019 Off Por Editor



  • Na tarde desta segunda-feira (15), estiveram participando da sessão ordinária do Poder Legislativo de Chapecó, o vice-reitor da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) – Campus Chapecó, Ricardo Antonio de Marco; o Diretor de Graduação, Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, Celso Paulo Costa; e a Coordenadora da Universidade da Melhor Idade Chapecó, Sandra Maria Toffolo.

    Atendendo ao requerimento proposto pelo vereador Cleiton Fossá (MDB), os convidados explanaram a respeito da Universidade da Melhor Idade de Chapecó (UMIC), a qual trata-se de um projeto de referência, reconhecido nacional e internacionalmente.

    Segundo a Coordenadora, os objetivos da Universidade são de promover a troca de aprendizados e vivências, proporcionar a convivência biopsicossocial, saúde e qualidade de vida, cidadania, cultura, esporte e lazer. “Por meio deste projeto, buscamos beneficiar a população idosa do município, que deseja dar continuidade à sua formação acadêmica”, destaca Sandra.

    Sandra explicou também, que na Universidade o idoso passa por uma reciclagem do conhecimento, aprende sobre temas atuais que faz ter uma vida mais feliz com a família, amigos e com a sociedade. “A importância da instituição se reflete dentro e fora da Universidade, se efetivando na valorização do idoso que, pelos componentes curriculares ofertados, terão informações para o dia a dia, nas mais diversas áreas, seja pela participação em pesquisas, publicações, atividades vinculadas aos cursos de graduação e mestrados”, explica.

    A coordenadora ressalta que a Unoesc Chapecó, por meio da UMIC cumpre com o papel da responsabilidade social, promovendo a cidadania. “O projeto traz o viés de empoderamento e emancipação, dentro da capacidade de cada um, constituindo-se em si, programas de elevado compromisso social”, encerra.

    Para participar da UMIC, o interessado deve preencher alguns requisitos, como: ter idade igual ou superior a sessenta (60) anos, saber ler e escrever e, residir em Chapecó.

    Ao final da explanação, o vereador Cleiton Fossá realizou a entrega da Moção de Reconhecimento e Aplausos à Universidade do Oeste de Santa Catarina, campus Chapecó, pelos relevantes serviços prestados à comunidade, por meio do Projeto Universidade da Melhor Idade de Chapecó – UMIC.

    Assessoria de Comunicação