Ação ampliada: Ecoponto vai permanecer por mais sete meses

Ação ampliada: Ecoponto vai permanecer por mais sete meses

12 de maio de 2016 Off Por Chapecó



  • Com ações e novos serviços a Administração Municipal de Chapecó tem trabalhado para conscientizar as pessoas sobre a responsabilidade de cada um com o armazenamento e o descarte adequado do lixo que produz. O poder público vem fazendo a parte dele e precisa do comprometimento da população. A implantação de caixas receptoras para o recebimento de resíduos volumosos, conhecidas como Ecoponto, é mais uma ação que visa auxiliar os moradores no descarte dos resíduos. O trabalho já completou dois meses e é cooordenado pelo Departamento de Resíduos Sólidos, da Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura. “A ação iniciou no dia primeiro de março e, em princípio, duraria dois meses, mas a população colaborou muito e aceitou tão bem a iniciativa que decidimos manter o Ecoponto para o recebimento dos resíduos até o final de 2016, além de ampliar o horário de atendimento”, afirmou a Secretária Margarete Farezin.

    O Ecoponto está localizados na Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura, rua Sete de Setembro, nº 2063 E, bairro Presidente Médici, próximo à UPA 24horas. O horário de recebimento foi ampliado. A partir de agora o Ecoponto irá funcionar das 7hs às 18hs.
    Até o momento, aproximadamente 450 contribuintes utilizaram as caixas receptoras para descartarem corretamente os seus resíduos.  No espaço estão dispostos quatro containers para o recebimento dos seguintes resíduos:
    • Poda e capina (grama, galhos, poda, capina, roçada);
    • Eletroeletrônicos (computadores, notebook, celular, monitor, televisor, pilhas e baterias. Deverão estar inteiros);
    • Eletrodomésticos, metais e ferros (geladeira, fogão, máquina de lavar, micro-ondas, cadeiras de metal, estantes de metal, latas de tintas);
    • Móveis (sofá, guarda-roupas, mesa, cadeiras de madeira, colchão, tábuas. Os móveis devem estar desmontados).
    No Ecoponto, uma equipe de trabalho organiza a separação adequada. Só são recebidos resíduos de pessoas físicas. Na hora de fazer o descarte, o morador realiza um cadastro. “Cada um é responsável pelo seu lixo e deve dar a ele o destino correto. Esta é uma alternativa que encontramos para ajudar a solucionar o descarte inadequado, que geralmente acontece em terrenos e nas calçadas. Essa ação facilita o descarte feito pelos moradores, disponibiliza um local específico para estarem depositando seus resíduos. Queremos uma Chapecó cada vez mais limpa e saudável, eliminando possíveis criadouros para a proliferação do mosquito Aedes aegypti”, explica o Prefeito de Chapecó, Luciano Buligon.
    Atenção
    É importante destacar que não são recebidas peças automotivas, materiais contaminados, estopas, lâmpadas, material hospitalar, pneus, entulhos e materiais de construção. Com relação aos móveis, os mesmos devem ser desmontados pelo gerador antes do descarte. Não são aceitos móveis inteiros. Já os eletrodomésticos e eletroeletrônicos, deverão estar inteiros.
    Tipos e quantidades de resíduos recebidos até o momento:
    1) Poda e capina (Grama, galhos, folhas, poda, capina, roçada). Foi retirada uma caixa de 40m3 . Contudo, são recolhidas nas vias da cidade mais de 15 cargas diárias desse resíduo.
    2) Eletroeletrônicos (computadores, notebooks, celulares, monitores, tv’s,  pilhas e baterias.) Foram retiradas 16 caixas de 2,5m3 cada, totalizando 40m3.
    3) Eletrodomésticos, metais e ferros (geladeira, fogão, máquina de lavar, micro-ondas, cadeiras de metal, estantes de metal, latas de tintas.)  Foram retiradas duas caixas de 40m3 cada, totalizando 80m3.
    4) Móveis (sofá, mesa, cadeira de madeira, colchão, tábuas – materiais esses que devem ser desmontados para o descarte). Foram retiradas cinco caixas de 40m3 cada, totalizando 200m3 .
    caixas-receptoras-3-small- caixas-receptoras-2-small- caixas-receptoras-1-small-

    Prefeitura de Chapecó