Polenta gigante de 800 quilos atrai milhares de visitantes ao 10º “Polentaço”

Polenta gigante de 800 quilos atrai milhares de visitantes ao 10º “Polentaço”

21 de maio de 2019 Off Por Editor



  • Oito cozinheiros se revezaram no fogão à lenha improvisado ao lado da Igreja Matriz de Monte Belo do Sul-RS.

    Os números impressionam: 125 quilos de farinha de milho, seis quilos de sal, três litros de óleo de soja e 600 litros de água. Com essa quantia de ingredientes, o resultado não poderia ser outro: a polenta gigante de 800 quilos levou milhares de visitantes a Monte Belo do Sul, na serra gaúcha, na tarde do último domingo (19).

    Com uma equipe de oito cozinheiros, que se revezaram no fogão à lenha improvisado ao lado da Igreja Matriz do município, a iguaria levou mais de quatro horas para ficar pronta. O trabalho foi cuidadosamente chefiado pelo marceneiro Anselmo Heidemann, 78 anos, que não conteve o sorriso durante o tombo da segunda maior polenta do Brasil, feito com auxílio de um guindaste, ao som da folclórica canção La Bella Polenta:

    — É uma alegria enorme, principalmente pelo retorno das pessoas. Não é a maior do Brasil, mas é a única polenta gigante preparada no fogo à lenha e mexida manualmente, sem ajuda de máquina.

    — Nós que trabalhamos com cultura e turismo, buscamos sempre preservar a cultura e evidenciar nossa identidade para os visitantes. É realmente inexplicável participar da história da cidade e fazer parte da alegria das pessoas — completou a relações públicas Letícia Fantin, 22 anos, integrante do grupo de voluntários responsável pela distribuição do alimento, que foi servido com molho bolonhesa.

    Religiosamente às 14h30min, um dos primeiros contemplados pela farta gastronomia de Monte Belo do Sul foi o comerciante Luigi Dall’Orsoletta, que saiu de Anta Gorda para saborear um dos pratos mais simbólicos da Serra:

    — Está uma delícia. Eu como polenta até pura, nem precisa de molho ou salame, por isso estou me sentindo em casa — elogiou.

    Já para a auxiliar de cozinha Josi Mattei, as delícias oferecidas pelo evento representaram muito mais do que sabor. Conforme a visitante de Garibaldi, a animação do evento trouxe memórias do tempo de infância.

    — A minha mãe fazia muita polenta para os filhos e para os irmãos dela. Era aquela festa, igual aqui: comida, música e bom vinho. É algo que me traz boas lembranças, da infância, dos parentes reunidos — descreveu a visitante.

    Não bastassem as delícias gastronômicas e as apresentações artísticas, com destaque para os grupos Amici Del Cantare, Vicentino e Ragazzi Dei Monti, o 10º Polentaço também foi elogiado pela organização e pela receptividade dos anfitriões:

    — Me impressionou a simpatia das pessoas e a limpeza das ruas. Sem falar da qualidade da polenta e do vinho, que estão deliciosos — pontuou a pediatra Juliana Besutti, de Bento Gonçalves, que curtiu a tarde de festa ao lado da irmã, do cunhado e da sobrinha.

    Com informações Gaucha ZH