Detran promete zerar emissão de emplacamentos de veículos até esta sexta-feira

Detran promete zerar emissão de emplacamentos de veículos até esta sexta-feira

22 de maio de 2019 Off Por José Carlos de Linhares



  • O órgão que atende 11 municípios da região tem 2.600 procedimentos acumulados incluindo transferência de documentos

    Chapecó (22.5.2019) – Até o final desta semana o Detran Chapecó pretende zerar o volume acumulado de pedidos para primeiro emplacamento e transferência de Veículos. 2.600 procedimentos estão empilhados no Departamento Estadual de Trânsito local, para liberação. Até esta sexta-feira (24) “todos os documentos devem estar liberados”, garantiu o delegado regional de Polícia Civil de Chapecó, Wagner Valdivino Meirelles.

    A informação foi confirmada pelo delegado durante audiência concedida ao presidente do Sitran Chapecó, Deneraci Perin, e diretores do Sindicato das Empresas de Transporte de Carga e Logística, Lodovino Costella e Ivanor Araldi. A expectativa é que, a partir de agora, exista regularidade com imediata liberação dos documentos. A situação vinha causando descontentamentos, transtornos e prejuízos “especialmente para os transportadores rodoviários de cargas”, argumentou Perin. As empresas dependem do documento para que os caminhões possam rodar legalmente e a liberação vinha demorando exagerado prazo de até 30 dias.

    O Sitran havia manifestado a preocupação ao prefeito Luciano Buligon, ao vice Élio Cella e ao delegado. Os três agilizaram a solução “satisfazendo integralmente os transportadores”, destacou o empresário. “Devemos agradecer publicamente as imediatas providências tomadas pelo prefeito, vice e delegado”. Chapecó tem 723 empresas de transporte rodoviário de cargas. O número chaga a 1.594, somados os municípios da base territorial do sindicato. A frota superior a 16 mil caminhões e carretas exige freqüente renovação e não pode esperar excessivamente pela liberação documental.

    Força Tarefa – O fim do “amontoado” de solicitações está sendo possível graças a uma “Força Tarefa” do Detran, integrada por equipe vinda de Florianópolis. O atraso à emissão dos documentos ocorre devido a carência de material humano junto ao organismo. O delegado Wagner acredita que o problema seja resolvido porque existe expectativa de a Prefeitura ceder servidores municipais ao departamento. A partir daí deverá existir equilíbrio e maior fluidez na liberação dos documentos.

    O Detran Chapecó é responsável por 11 municípios da região e enfrenta dificuldades para atender adequadamente a forte demanda. É comum o setor receber, por dia, até 80 pedidos de emplacamento e transferência. Meirelles disse que somente em Chapecó existem 173 mil veículos (caminhões, automóveis e motos) emplacados, para uma população pouco superior a 200 mil habitantes.

    Foto – Diretores do Sitran e delegado regional com a equipe “Força Tarefa” do Detran

    Assessoria de Imprensa Sitran