Em júri com quatro réus, três provam inocência e são absolvidos das acusações de homicídio, tentativas de homicídio e corrupção de menores

Em júri com quatro réus, três provam inocência e são absolvidos das acusações de homicídio, tentativas de homicídio e corrupção de menores

23 de maio de 2019 Off Por Editor



  • Depois de 12 horas de julgamento na última quarta-feira, 22, na comarca de Campo Erê, Extremo-Oeste, um dos quatro réus foi condenado. O acusado Sérgio Luiz de Lima, 44 anos de idade, vulgo “Bobo”, foi condenado pelo homicídio de Antonio Iluir Markoski, também conhecido como “Elói”. De Lima saiu do júri direto para o presídio onde cumprirá 18 anos e quatro meses de prisão em regime fechado. Ele tem outras duas condenações criminais com trânsito em julgado, o que aumentou a pena pela reincidência. O réu foi absolvido das acusações de outras duas tentativas de homicídio, ocorridas no mesmo episódio, e de corrupção de menores.

    Os outros três acusados Alicione Darci Grapski “Alices”, 32 anos, Antonio Teixeira da Rosa “Tonho”, 52 anos, e Aristeu da Silva Constância, 35 anos, foram absolvidos das acusações de homicídio de Markoski e de outras duas tentativas de homicídio e corrupção de menores. A sentença determina ainda a cessão de uma faca encontrada na residência de Da Rosa para entidades assistenciais ou sindicais. Em caso de recusa, o objeto será incinerado. Não houve comprovação se a arma foi a utilizada no crime.

    O conselho de sentença foi formado por três mulheres e quatro homens. O júri foi presidido pelo juiz Valter Domingos de Andrade Junior. A promotora Daianny Cristine Silva Azevedo atuou na acusação. Os advogados de defesa foram Adilson Raimundi e Heronflin Dallalibera. A promotora disse que vai recorrer das absolvições e a defesa pedirá a redução da pena.

    O caso

    Segundo consta nos autos, no dia 11 de janeiro de 2015, os quatro acusados estavam com uma criança de 10 anos em um bar na linha Doze de Novembro, interior de Campo Erê. No local, também estavam a vítima acompanhada de dois sobrinhos adolescentes. De Lima discutiu com Markoski sobre possuir, ou não, duas casas para morar. De Lima teria saído do bar prometendo voltar com uma espingarda.
    Os quatro réus e a criança foram até uma plantação de soja por onde a vítima e os sobrinhos passariam na volta para casa. De Lima teria atirado contra Markoski, mas a espingarda falhou. Houve luta corporal entre os dois. Ainda segundo a denúncia, os demais acusados, inclusive a criança, interviram na briga e atacaram a vítima com golpes de faca e facão. Os adolescentes tentaram ajudar Markoski, mas também foram atingidos. Os sobrinhos conseguiram fugir.

    Elizandra Gomes – Núcleo de Comunicação Institucional/Comarca de Chapecó