Tempo fechado e chuvoso com massa ar frio a caminho em SC

Tempo fechado e chuvoso com massa ar frio a caminho em SC

1 de julho de 2019 Off Por Editor



  • Áreas de instabilidades associadas ao ingresso de uma frente fria, favorecem pancadas de chuva com eventuais trovoadas entre a madrugada e manhã de hoje (01) nos setores do Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul se estendendo para as demais regiões no decorrer do final da manhã e durante a tarde e noite.

    Risco de temporal isolado. No decorrer da tarde e noite, o tempo volta a melhorar gradualmente com bons intervalos de tempo seco. Temperatura em declínio ao longo do dia variando ao longo da tarde entre 13 a 15ºC do Oeste a Serra, 14 a 16ºC no Sul do estado e entre 17 a 19ºC da Grande Florianópolis ao Vale do Itajaí. Faz frio ao longo da noite na maioria das regiões. Vento de sudoeste a sudeste com velocidade média entre 20 a 45 km/h com rajadas ocasionais oscilando entre 50 a 60 km/h. No Oeste tempo fechado com chuva e trovoada isolada entre a madrugada e manhã. Risco de temporal isolado. Intercala com momentos prolongados de melhoria ao longo da tarde e noite. SW/SE 20/45 km/h 8/10 15/17.

    TENDÊNCIA DO TEMPO PARA OS PRÓXIMOS DIAS

    Terça-feira (02/07): O deslocamento de uma frente fria, promove tempo fechado com chuvas ocasionais de intensidade fraca a moderada associadas a trovoadas isoladas na maior parte do estado catarinense. Risco de temporal isolado. Apenas no Sul do estado em que o céu permanece nublado com chuvas mal distribuídas a qualquer hora do dia podendo eventualmente passar sem o registro de precipitação em algumas áreas. Períodos de melhoria ocorrem em momentos do dia. Temperatura amena com sensação térmica de frio. Máximas entre 14 a 17ºC entre o Oeste e a Serra e variando entre 18 a 20ºC na Faixa Leste. Mínimas entre a madrugada e manhã, variando entre 5 a 8ºC do Oeste ao Planalto Sul incluindo o Sul do estado. Nas demais áreas temperatura entre 12 a 15ºC nas primeiras horas da manhã. Vento de leste a nordeste passando a noroeste com rajadas de 20 a 45 km/h. Tendência do Tempo (Resumida) – Quarta-feira (03/07): Nebulosidade com chuva e frio entre a madrugada e parte da manhã devido à influência de uma frente fria. O tempo melhora progressivamente durante o final da manhã se estendendo ao longo da tarde e noite onde o sol se faz presente por bons intervalos. Frio durante o dia todo com máximas na marca dos 13 a 15ºC do Oeste a Serra. Atenção: Queda brusca da temperatura ao longo da tarde e noite com temperaturas variando entre 4 a 7ºC entre as cidades do Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul e próximas de 0ºC no Topo da Serra. Vento de sudoeste a sudeste com rajadas de 35 a 55 km/h.

    OBSERVAÇÃO: ► Indicativo de uma intensa massa de ar polar sobre SC com frio e queda na temperatura no decorrer desta quinta-feira (04/07) até domingo (07/07). Frio intenso entre os dias 4, 5, 6 e 7. Possibilidade de NEVE entre os dias 5 e 6 de julho em algumas áreas do Oeste ao Planalto Sul, sobretudo no Topo da Serra. Temperaturas muito baixa (Topo da Serra com mínimas bem abaixo -8ºC) com geada ampla em todo o estado de Santa Catarina entre os dias 6 a 8 onde os termômetros podem registrar entre 0 e -5ºC no auge do frio. Muita atenção com a população carente e moradores de rua. Risco de hipotermia. ► Atenção aos bananicultores, frutas tropicais (maracujá entre outras), variedades precoces de frutas de clima temperado (danos por geada) e maquinário agrícola (anticongelante) nas áreas frias do Oeste e aos Planaltos Norte e Sul. ► Essa é apenas uma TENDÊNCIA do tempo e pode sofrer algumas alterações ao longo dos próximos dias.

    Piter Scheuer – Meteorologista