Evento discute alto valor da conta de energia na indústria e comércio e aponta estratégias de economia

Evento discute alto valor da conta de energia na indústria e comércio e aponta estratégias de economia

13 de agosto de 2019 Off Por Nicole Thuler



  • Acontece no dia 21 de agosto, na sede da Amcham-Curitiba, o 3° Comitê de Energia, que discutirá a conta energia alta na indústrias e comércio e como reduzi-la com medidas simples.

    O evento é o terceiro de uma série de quatro encontros realizados pela Amcham-Paraná em parceria com a Engerey Painéis Elétricos e a Reymaster Materiais Elétricos. É voltado para profissionais e empresários do setor elétrico e industrial e tem como tema “Oportunidades de eficiência energética na indústria”.

    O palestrante convidado é o Paulo César dos Santos, sócio-diretor da Efi Energy, que abordará os seguintes assuntos:

    Histórico do consumo de energia na indústria;
    Entendendo a fatura de energia;
    Como identificar oportunidades de economia;
    Passo a passo para implementar um projeto de eficiência energética;
    Medição e verificação de economias;
    Linhas de financiamento.
    “O objetivo do evento é a exploração do conteúdo que afeta diretamente o caixa das empresas e entender a conta de energia é o primeiro passo”, afirma Paulo César.

    Também será apresentado no evento o banco de capacitores, um equipamento essencial para a economia de energia, pois compensa e corrige as oscilações de potência reativa das máquinas.

    “Muitas vezes o mau aproveitamento da energia elétrica é originado pelo uso de um baixo fator de potência pelas cargas, e isso pode, inclusive, gerar uma multa de até 30% na conta de energia, onde é descrita como ‘Energia Reativa Excedente’”, afirma Fábio Amaral, engenheiro eletricista e diretor da Engerey.

    Mas, de acordo com Paulo César, o banco de capacitores é capaz de reverter essa situação: “Esse equipamento dimensionado corretamente, corrige e elimina a energia reativa excedente, gerando economia e melhorando a qualidade de energia da instalação elétrica”, explica.

    Essa e outras estratégias de economia serão discutidas no evento, no dia 21 de agosto, que acontece na sede da Amcham, em Curitiba, das 8:30 às 10:30, na rua João Marchesini, 139, Prado Velho.

    CURRÍCULO DO PALESTRANTE

    Paulo César dos Santos é engenheiro eletricista com especialização em eficiência energética ambos pela UTFPR, certificado em medição e verificação de performance (CMVP) pela Association of Energy Engineers (AEE) e pela Efficiency Valuation Organization (EVO). Atua há 10 anos como consultor em gestão de energia e eficiência energética a nível nacional, tendo atendido mais de 200 empresas em vários segmentos industriais e atualmente é sócio-diretor na Efi Energy Engenharia e Consultoria Ltda.

    PROGRAMAÇÃO

    08H30 – Welcome coffee

    09H00 – Palestra

    10H10 – Momento para perguntas

    10H30 – Encerramento

    INFORMAÇÕES

    Contato

    E-mail: [email protected] Telefone: (41) 2104-9350

    Estacionamento

    Estacionamento terceirizado – R$ 15,00/período

    Local

    Amcham Curitiba – Rua João Marchesini, 139 – Prado Velho, Curitiba – PR

    INSCRIÇÕES:

    Para associados: https://www.amcham.com.br/calendario/event?eventid=7485