Vereadora de Xaxim é presa

Vereadora de Xaxim é presa

28 de agosto de 2019 Off Por Redação Chapeco.org



  • Após o Poder Judiciário expedir um mandado de prisão para ser cumprido em Xaxim, a 13ª Delegacia de Polícia Civil de São Miguel do Oeste, coordenada pelo delegado Adriano Bini, mobilizou, nesta quarta-feira (28), um quadro de policiais para cumprir o mandado de prisão em desfavor da vereadora Lula Fonini, esposa do ex-prefeito de Xaxim Cezar Fonini, que está preso desde maio de 2018 no Complexo Penitenciário de Chapecó.

    Eleita com a maior votação da história do município (1.596 votos), Maria de Lourdes Fonini, conhecida como Lula, é filiada ao Partido Socialista Brasileiro (PSB). A Policia Civil cumpriu um mandado de prisão em desfavor da vereadora de 65 anos. Antes da política, a família atuou com empresas no Extremo Oeste.

    Apesar da ampla repercussão da prisão, a Polícia Civil não repassou nomes, mas, confirmou duas prisões decorrentes da segunda fase da Operação Defesa da Ordem.

    Conforme a nota enviada para imprensa, a Divisão de Investigação Criminal de São Miguel do Oeste realizou nesta tarde diligências na cidade de Xaxim, onde na oportunidade foram cumpridos um mandado de busca e apreensão e ainda, um mandado de prisão de temporária em desfavor de uma mulher. Durante as buscas na cidade e Xaxim foram apreendidos objetos que visam auxiliar nas investigações.

    Na sequência foi dado cumprimento ao segundo de mandado de prisão temporária em desfavor de um homem na cidade de Chapecó.

    A prisão temporária dos suspeitos de integrarem o núcleo intelectual do homicídio do advogado Joacir Montagna, ocorrido em 13 de agosto de 2018 na cidade de Guaraciaba. Os presos já encontram-se recolhidos no sistema prisional à disposição do Poder Judiciário.

    As ordens judiciais visam instruir o Inquérito Policial da 2a fase da Operação Defesa da Ordem coordenada pela Polícia Civil, por meio da DIC/FRON de São Miguel do Oeste.

    O delegado regional, Adriano Bini, ressaltou que as investigações estão em absoluto sigilo, a fim de não causar prejuízo aos trabalhos apuratórios.