Laboratório contra lavagem de dinheiro auxilia ações em Paial

Laboratório contra lavagem de dinheiro auxilia ações em Paial

30 de março de 2016 Off Por Chapecó



  • Paial – O Laboratório Tecnológico contra a Lavagem de Dinheiro (Lab-LD), instalado no Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), auxiliará a instrução de uma ACP da operação “Fundo do Poço” referente ao município de Paial e uma ACP referente ao desvio de valor do FUNDOSOCIAL. Em ambas foram solicitadas a quebra dos sigilos bancários e fiscais dos envolvidos.

    Em Paial, segundo a ação, os atos de improbidade administrativa foram praticados por um servidor da Secretaria Municipal de Agricultura que recebeu vantagem indevida para beneficiar empresas do ramo de poços artesianos.

    Já a ACP do FUNDOSOCIAL visa ao ressarcimento de R$ 188.475,34 aos cofres públicos, atualizado monetariamente até janeiro de 2016, que foi repassado à Sociedade Recreativa e Cultural Bloko Rosa localizada em Laguna, por meio de duas subvenções do Fundo de Desenvolvimento Social (FUNDOSOCIAL), em razão da concessão indevida e não aplicação do recurso público.

    Segundo os autos, as verbas públicas recebidas tiveram sua finalidade desviada por um grupo que participou de esquema de grandes proporções e fizeram com que os recursos públicos servissem a fins de promoção pessoal e enriquecimento ilícito, por meio do financiamento de projetos sociais de fachada e que visavam lucro, em detrimento do erário catarinense.

    O MPSC passou a integrar a Rede Nacional de Laboratórios de Tecnologia (Rede-LAB) do Ministério da Justiça em outubro de 2015. O acordo de Cooperação Técnica foi assinado pelo Procurador-Geral de Justiça, Sandro José Neis, e o Secretário Nacional de Justiça, Beto Ferrereira Martins Vasconcellos, em Brasília.

    O laboratório contra a lavagem de dinheiro do MPSC está vinculado ao Centro de Apoio Operacional de Informações Técnicas e Pesquisas (CIP). O laboratório utiliza tecnologia de ponta, com equipamentos de última geração e softwares que permitem buscar operações financeiras suspeitas, criar buscas refinadas em grandes volumes de dados e cruzar informações de várias bases.

     

    Fonte: Cidadão no Comando