Palco da Decorare é Patrimônio Histórico de Chapecó

Palco da Decorare é Patrimônio Histórico de Chapecó

9 de outubro de 2019 Off Por Editor



  • A Decorare – Mostra de Arquitetura, Decoração, Design e Paisagismo do Oeste de Santa Catarina retorna ao cenário após 20 anos de fundação. E terá como palco – o Castelinho, uma das edificações mais antigas da cidade e símbolo importante da história de Chapecó. Afinal foi a residência do Coronel Ernesto Bertaso, que desbravou estas terras e foi um dos fundadores de Chapecó.

    O tema da Decorare será História, Cultura e Memória: Chapecó cidade das rosas. A escolha pelo Castelinho dará continuidade a essa constante busca pelo resgate histórico. “A Decorare 2019 será, sem dúvida, uma grande mostra e será também um grande presente para Chapecó. Esta cidade que é referência da construção civil, mas que também é referência em grandes talentos da área da arquitetura, do design, da decoração, das artes plásticas e da engenharia”, destaca organizador do evento, Thiago Freitas.

    Situado em uma das melhores localizações da cidade, o Castelinho foi construído entre os anos de 1953 e 1956. O espaço carrega parte da história do município, já que pertenceu ao Coronel Ernesto Bertaso. Inclusive, ele batizou a residência com o nome de sua esposa, Zenaide Bertaso, nome que será preservado e também fará parte da nova história do edifício Vila Zenaide, que será construído atrás da edificação, respeitando o monumento histórico do município. Quem passou pelo local nos últimos meses já pôde observar a equipe de trabalhadores da construtora Bellei Salvador, que está à frente do empreendimento.

    Porém, antes de ser transformado no Residencial Vila Zenaide, o Castelinho será palco para que diversos profissionais da arquitetura e da decoração apresentem o seu trabalho. Devido a bagagem histórica que a residência carrega boa parte da estrutura será preservada. “Os profissionais tiveram que se adequar ao que já existia lá. Essa Decorare também é uma oportunidade para os moradores de Chapecó que não conhecem a casa irem conhecer “, explica o diretor da construtora, André Luiz Salvador.

    A Decorare vai apresentar mais de 40 ambientes divididos entre suítes, cozinha, living, adega, banheiros, escritório, loja, home theater, varanda e até um pub residencial. “Queremos retomar a nossa história, buscar a nossa essência. A Decorare 2019 fará isso, nossos profissionais vão enaltecer nossa cultura, as memórias e as raízes do nosso povo”, salienta Thiago Freitas.

    Em 20 de dezembro de 2018, o decreto n° 36.196, oficializou o tombamento do Castelinho como patrimônio histórico do município. O tombamento é a proteção de bens móveis e imóveis feita pela União, pelos Estados (ou Distrito Federal) quando esses bens possuem uma importância histórica, etnográfica (em relação à etnia), cultural, artística ou paisagística para a sociedade ou para parte dela.

    Desta forma, fica determinado o tombamento das principais fachadas da edificação construída entre os anos de 1953 e 1956, abrigou a família de Ernesto Francisco Bertaso, conhecido respeitosamente como Coronel Bertaso em seus últimos anos de vida, no período de 1957 a 1960. A edificação é referência arqutetônica e marca representativa da época da sua construção, relevante no desenvolvimento do município de Chapecó.

    De acordo com o decreto de tombamento, a parte interna da residência, profundamente modificada em suas características originais ao longo do tempo, não é objeto de tombamento, recomendando-se aos proprietários a preservação de memórias ou marcos representativos da época de sua construção.

    Ernesto Francisco Bertaso representa um dos personagens mais relevantes na história política, econômica e social, e em especial, como um marco no processo de povoamento de Chapecó e do oeste Catarinense, justificando-se o Tombamento de sua segunda residência em Chapecó, com valor arquitetônico moderno e diferenciado dos padrões da época, projetada e desenvolvida pelo seu filho Serafim Enoss Bertaso, transformando-a num significativo símbolo e numa nova marca do Patrimônio Histórico-Cultural do Município de Chapecó.

    Lembrando que a Decorare abre suas portas nesta quinta-feira, dia 10 de outubro até o dia 17 de novembro.

    Horários de Visitação: Terça à Sexta – 18:00 às 22:00 horas

    Sábado, Domingo e Feriados – 11:00 às 22:00 horas

    Valor do Ingresso: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia entrada)