Reforma Tributária deve trazer simplificação, transparência e crescimento econômico

Reforma Tributária deve trazer simplificação, transparência e crescimento econômico

9 de outubro de 2019 Off Por José Carlos de Linhares



  • Chapecó (9.10.2019) – Além de essencial para a retomada do crescimento econômico a Reforma Tributária também deve promover a simplificação, reduzindo burocracias e a transparência, especialmente sobre o valor de tributo embutido em cada produto. Essa foi a mensagem transmitida pelos palestrantes do Fórum da Reforma Tributária promovido pelo SITRAN Chapecó e COMJOVEM Chapecó e Joinville. Realizado no Centro de Cultura e Eventos Plinio Arlindo de Nes, o Fórum contou com presença de várias autoridades, lideranças e cerca de 500 empresários e executivos, principalmente do setor de Transporte Rodoviário de Cargas – TRC.

    A Reforma Tributária está tramitando na Câmara Federal e Senado da República. A proposta da Câmara prevê a unificação de cinco tributos, fusão que determinaria a criação de um novo imposto, o IBS – Imposto de Bens e Serviços. No Senado a proposição é mais avançada. Transforma em único, oito tributos atualmente pagos pelo contribuinte.

    A aprovação da reforma foi defendida como “imprescindível” pelos deputados federais, Celso Maldaner e Darci de Matos, no Fórum do SITRAN e COMJOVEM. Ambos são membros titulares da Comissão da Reforma Tributária da Câmara. A assessora legislativa em matéria tributária na Câmara Federal, Hadassah Laís de Sousa, também defendeu a reforma com “unhas e dentes”.

    O discurso foi uniforme e assegurou que o crescimento econômico do país só será realidade com a implantação da Reforma Tributária e correspondente correção da tributação sobre consumo. A pesada carga tributária e as dificuldades do setor de transporte ganharam amplo espaço no debate, com destaque à exposição do advogado, especialista em direito tributário e em gestão de negócios, Álex Breier que, no Fórum, atuou como mediador.

    Força do TRC – Maldaner expôs que as palavras de ordem são “simplificação” e “transparência”. Citou que no setor do TRC se tem como prioridade absoluta a
    desoneração da folha de pagamento, contemplada pelo projeto de reforma. Lembrou a forte representatividade econômica do TRC nacional, citando que em 2017, do R$ 1,4 trilhões arrecadados em impostos pelos cofres da união, o setor contribuiu com R$ 61,9 bilhões ou 4,2%.

    Já o deputado Matos repetiu algumas vezes que “o Brasil está quebrado”, catastrófica herança “deixada pelo governo passado”. Elencou avanços conquistados com as providências já adotadas pelo Governo Federal. As atitudes estão permitindo o país “respirar” e o levando “ao caminho do crescimento econômico”. Endossou que se quer uma reforma “simples, transparente e justa”.

    O Fórum teve como facilitador o advogado, mestre em direito, especialista em direito tributário e trabalhista, Ariel Silva. Os convidados especiais foram os empresários Ivalberto Tozzo e Valdir Tombini, diretores do SITRAN; vice-presidente da CDL Chapecó e vice-presidente de Serviços da FCDL, Gilberto Badalotti e o diretor geral da Uceff Faculdades, Leandro Sorgato.
    Solidariedade – O Fórum teve também caráter solidário. Considerável volume de brinquedos e alimento não perecível foi arrecadado com o ingresso solidário. O montante será destinado a instituições de apoio à criança e famílias de baixo poder aquisitivo.

    Presenças – O evento foi prestigiado pelo prefeito Luciano Buligon; vice, Élio Cella; presidente da Câmara de Vereadores, Ildo Antonini e pelo vice-prefeito de Caxambu do Sul, Edi Marcos. Ainda, vice-presidente do SITRAN, Valmor Zanella; diretores do sindicato e presidente da FETRANCESC (Federação Catarinense das Empresas do Transporte de Cargas e Logística), Ari Rabaiolli. Mais o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Márcio Sande; coordenadores da COMJOVEM Chapecó, Elizandro Casonatto e de Joinville, Giovani Serafin. Ainda o presidente da Associação dos Despachantes de Trânsito de Santa Catarina, Osnildo Osmar Silveira e o presidente da Regional Oeste da FAMPESC (Federação catarinense das Micro e Pequenas Empresas), Jacir Áver.

    Fotos: Com grande público presente Fórum tratou de tema que interessa a toda sociedade brasileira

    Assessoria de Imprensa SITRAN