Em Santa Catarina 14 cidades estão em situação de emergência ou alerta por causa da estiagem

Em Santa Catarina 14 cidades estão em situação de emergência ou alerta por causa da estiagem

14 de outubro de 2019 Off Por Editor



  • A estimativa da Epagri/Ciram é de que sejam necessários pelo menos 100 mm de chuva acumulada para amenizar o problema.

    A chuva que caiu nas últimas 48 horas em Santa Catarina está longe de resolver o problema da estiagem. As pancadas foram fracas e mal distribuídas, com os maiores acumulados no Planalto Norte — em Itaiópolis foram 66 mm e em Rio Negrinho 49,8 mm. Além dessas cidades, apenas o Sul registrou valores semelhantes, com 45 mm em Nova Veneza e 32 mm em Timbé do Sul.

    De acordo com a Epagri/Ciram, a chuva está abaixo da média em todas as regiões do Estado desde junho deste ano. A estimativa é de que seja necessário pelo menos 100 mm de chuva acumulada para reverter a situação de estiagem. Além disso, é fundamental que a chuva venha de forma contínua, com duração de pelo menos três dias.

    O monitoramento demonstra que a situação é mais crítica em cidades da Grande Florianópolis. Em Santo Amaro da Imperatriz, onde fica o Rio Vargem do Braço – responsável pela captação 70% de abastecimento da região — a chuva acumulada atinge apenas 23% do total esperado para o período. Normalmente em outubro os acumulados de chuva variam de 140 a 180 mm da Serra ao Litoral e 210 a 280 mm no Oeste e Meio-Oeste.

    O último levantamento do órgão, atualizado nesta segunda-feira (14), aponta que 14 municípios de SC têm rios em situação crítica. Em Palhoça, Alfredo Wagner, Chapadão do Lageado, São João Batista, São Martinho, Coronel Freitas, Joaçaba e Camboriú os casos são de emergência. Forquilhinha, Canoinhas, São Carlos, Tangará, Concórdia e Rio Negrinho têm rios em estado de alerta.

    Frentes frias de pouca intensidade

    A meteorologista Gilsânia Cruz, explica que um dos fatores que levou a esta situação é a fraca intensidade das frentes frias que passaram pelo Estado, já que estes sistemas são os principais responsáveis por causar chuva neste período em SC. Além disso, ela pontua que a chuva registrada no período foi mal distribuída, o que contribuiu para um agravamento da situação com o passar dos meses.

    — É possível perceber também que no período desta primavera os jatos de baixos níveis, que são como correntes de vento que trazem umidade para o Estado estão menos intensos, o que também impacta a nossa chance de chuva — afirma a meteorologista.

    Alívio está distante

    Ao longo desta semana a previsão é de tempo fechado e pancadas de chuva mal distribuídas de chuva em Santa Catarina. No litoral ela deverá cair mais fraca e persistente, enquanto no Oeste deverá vir mas intensa e rápida.

    A tendência é de que essa condição permaneça na próxima semana no período, de 19 a 22 de outubro, a formação e deslocamento de duas frentes frias por SC, mantenha o tempo úmido com condição de chuva e temporais isolados no estado. Depois disso, o tempo volta a ficar mais firme com predomínio de sol em boa parte dos dias. A temperatura diminui um pouco nos dias de tempo instável, mas sobe rapidamente com o retorno do sol.