Associação de Ginástica Rítmica de Chapecó inaugura Centro de Treinamento

Associação de Ginástica Rítmica de Chapecó inaugura Centro de Treinamento

24 de outubro de 2019 Off Por editor



  • A rotina vivida pelas ginastas de estender e enrolar tapetes nos treinos está prestes a acabar. O Centro de Treinamento da Associação de Ginástica Rítmica de Chapecó (Agirc) foi construído no pavilhão 3 do Parque da Efapi e foi inaugurado nesta quarta-feira, 23. Foram quase dois anos de buscas por um espaço adequado e por recursos financeiros para equipar o lugar. A primeira utilização do CT será o treino preparatório das equipes para a etapa estadual da Copa Primeiros Passos – que será disputada em Florianópolis, no próximo sábado, 26 – e também para os Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc).

    A necessidade de um espaço exclusivo para o CT se deve à montagem do tablado que inviabiliza o uso por outras modalidades. Devido à parceria que a Agirc mantém com a Prefeitura de Chapecó, o município cedeu o pavilhão que era utilizado esporadicamente. Um tablado com amortecedor de espuma, específico para ginástica rítmica, à venda no mercado nacional, custa R$ 98 mil, o que tornou inviável a compra.
    O governo municipal trocou a iluminação por lâmpadas de led e custeou parte do material utilizado para construir o tablado (ao todo foram utilizadas 180 chapas de madeira e oito mil blocos de espuma plástica de alta densidade). Os pais das ginastas que compõem a Agirc montaram manualmente as peças seguindo o modelo utilizado nos Centros de Treinamentos em Joinville e em São Paulo. Dessa forma, em Chapecó foram construídas duas peças de 225 metros quadrados cada uma. O projeto arquitetônico é assinado pela engenheira civil especialista em arquitetura Rosangela Oliveira Scariot, também mãe de atleta.

    “Pretendemos organizar, ainda, a galeria das atletas e espaços para patrocinadores, o que deve estar concluído no início das atividades do ano que vem. O tablado era a maior necessidade para qualidade dos treinos e, consequentemente, redução do número de lesões nas atletas que até então utilizavam tapetes para evitar o contato direto com o chão da quadra”, ressalta o presidente da Agirc, Auri Casalli.

    A partir de agora os treinos das equipes de alto rendimento pré-infantil, infantil, juvenil e adulto utilizarão o CT. Os treinos das pré-equipes e das turmas de iniciação à ginástica rítmica serão mantidos no ginásio da Unoesc e do Centro Social Saic, cuja parceria se estende por seis anos.