Dia mundial da saúde: programação especial marca a data

Dia mundial da saúde: programação especial marca a data

5 de abril de 2016 Off Por Chapecó



  • Dia 07 de abril é o Dia Mundial da Saúde. Por isso, a Prefeitura de Chapecó por meio da Secretaria de Saúde, junto com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e o SEST/Senat organizaram uma atividade que acontecerá na Praça Central de Chapecó. Haverá orientações de alimentação saudável com pirâmide alimentar, dicas de saúde e bem estar, atividades com dentistas, cuidados e prevenção sobre dengue, Zika e Chicungunya. O Dia Mundial da Saúde tem como objetivo a conscientização sobre a importância da prevenção em saúde.

    Conforme avaliação do Prefeito Luciano Buligon, há muito trabalho a ser feito para que Chapecó avance ainda mais em termos de políticas públicas para a saúde, mas acrescenta que há conquistas significativas. “A Administração Municipal tem como uma das suas principais bandeiras a saúde. Já registramos inúmeras conquistas, como a Unidade Pronto Atendimento – UPA e o Pronto Atendimento da Efapi, duas estruturas que oferecem atendimentos de urgência e emergência, 24 horas por dia, contribuindo para ‘desafogar’ o Hospital Regional do Oeste e do Hospital da Criança” destaca.

    A Secretária de Saúde, Caroline Constanci Bettanin, comenta que cuidar e zelar da saúde das pessoas é um desafio, pois a saúde não pode esperar o atendimento precisa estar disponível na hora em que as pessoas precisam, com ações, equipamentos e estruturas, sempre modernas e eficientes, visando à promoção da saúde e prevenção da doença. De acordo com Caroline, no Dia Mundial da Saúde cabe comemorar os avanços conquistados, mas a luta em busca de condições melhores de saúde deve ser constante. “Chapecó já conta com uma rede de sistema qualificada e queremos cada vez mais, facilitar o acesso aos serviços”, enfatizou.

    Saúde em Chapecó

    Na Rede de Atenção a Saúde do município de Chapecó, os 26 Centros de Saúde contam com 48 Equipes de Saúde da Família, atingindo uma cobertura de 87% da população. Ainda os atendimentos de Urgência e Emergência são realizados pelo Pronto Atendimento 24 horas da Efapi, a UPA, prontos socorros do Hospital Regional do Oeste e o Hospital da Criança, aonde são realizadas em média 59 mil consultas por mês. Também a Clínica do Homem, a Clínica da Mulher e o Ambulatório do Idoso, que atuam no atendimento especifico para cada público e funcionam como retaguarda do atendimento na Atenção Básica, assim como atua Centro de Especialidades Médicas, com 25 especialidades. E ainda todos os serviços contam com o suporte de assistência laboratorial, farmacêutica e exames de imagem. Também a Rede de Saúde Mental, que conta com um Centro de Atenção Psicossocial – CAPS II, um Centro de Atenção Psicossocial para infância e adolescência – CAPSI II, um Centro de Atenção Psicossocial para pessoas com necessidades decorrentes do uso de álcool, crack e outras drogas – CAPS AD III 24 horas e uma Unidade de Acolhimento Adulto – Tem como objetivo oferecer acolhimento voluntário para pessoas em situação de vulnerabilidade social e familiar. Acolhe e oferece cuidados contínuos e protetivos para até 10 pessoas maiores de 18 anos de idade. A permanência no serviço é de caráter voluntário.

    Os investimentos realizados estão se refletiram em importantes conquistas para a população chapecoense bem como o reconhecimento nacional de Chapecó. Uma prova disto é o destaque como a Melhor Atenção Básica de Santa Catarina, entre os municípios com mais de 100 mil habitantes. Na sexta edição do prêmio, foram avaliados a Saúde da Criança, do Adolescente, do Adulto e do Idoso. A estrutura de atenção à saúde bucal disponibilizada pela Prefeitura de Chapecó aos usuários da rede municipal de saúde garantiu pela terceira vez (2008, 2014 e 2015) a conquista do Prêmio Brasil Sorridente como Melhor Odontologia de Santa Catarina.

    Dentre as atividades e programas desenvolvidos se destacam as Ações Saúde I, II e III, o primeiro que visava reduzir demandas e agilizar os atendimentos; o segundo atendimento aos sábados, a saúde se moldando as necessidades da população; e o terceiro, o agendamento, visando eliminar as filas para consultas e atendimentos na Atenção Básica, em três anos foram contabilizados 20.494 atendimentos. Além disso, os programas Saúde em Casa, com o objetivo de disponibilizar atendimento a pacientes com dificuldade de locomoção, perto de familiares. Também o Infância Mais Amor, dedicado para atender gestantes e crianças com vulnerabilidade social e psicológica.

    As ações de promoção e prevenção à saúde sempre tiveram enfoque principal no planejamento. Por isso, ações como o Programa Saúde na Escola, com a finalidade de desenvolver hábitos saudáveis junto aos escolares e o NASF – Núcleo de Apoio a Saúde da Família, que realizam essas ações com os grupos, conseguem reduzir demandas através do cuidado e atendimento precoce. Os profissionais que atuam e atendem a população, foram beneficiados através do programa Cuidando do profissional do SUS, visando à valorização dos profissionais, oferecendo terapias alternativas (reiki, pilates, hidroginástica, quiropraxia…).

    A Secretaria de Saúde passou a atender em um novo endereço na Rua Marechal Floriano Peixoto, anexo à Ala Norte da Arena Condá. Esta nova estrutura disponibilizada aos chapecoenses integra o planejamento das políticas públicas adotadas pela prefeitura. Os investimentos voltados as saúde da população sempre foram prioridade, ajudando as pessoas a viverem cada vez mais e melhor.

    Também foram implantados recentemente novos serviços como o SARA. Tem como finalidade de otimizar os atendimentos e agilizar o deslocamento de pacientes graves, com o objetivo de minimizar os riscos de morte das vitimas de acidentes ou outras ocorrência de coloquem em risco a saúde dos pacientes, Chapecó passou a contar com o Serviço de Atendimento e Resgate Aéreo de Chapecó (SARA). Trata-se de um serviço diferenciado, que tem como base conhecimentos modificados principalmente em fisiologia aeroespacial, que contemplem embasamentos para melhor manejo do paciente, que sofre um acidente de trânsito ou violência interpessoal, ou agravos de saúde como infarto agudo do miocárdio (IAM) e acidente vascular cerebral (AVC). Também a implantação da Alta Complexidade em Oncologia Pediátrica em Chapecó através da parceria entre o Governo do Estado, Prefeitura de Chapecó e Hospital da Criança, representou a redução da angustia para muitas famílias que atualmente buscam este atendimento em outras regiões. Esse serviço era disponibilizado em dois hospitais nos municípios de Florianópolis e Joinville, e agora também em Chapecó.

    4 (2) 3 (5) 2 (6) 1 (7)

    Prefeitura de Chapecó