Projeto Reciclar é Viver realizará pedágio solidário em Chapecó

Projeto Reciclar é Viver realizará pedágio solidário em Chapecó

5 de abril de 2016 Off Por Chapecó



  • “Uma grande oportunidade para exercitar a solidariedade”, enfatiza o Prefeito Luciano Buligon, sobre o 1° Pedágio Solidário do Projeto Reciclar é Viver, que acontecerá no próximo sábado, dia 9 de abril. A ação terá início às 8h30 e prossegue até às 11h30, nas sinaleiras da Avenida Nereu Ramos com a Rua Sete de Setembro, Av. São Pedro com a Av. Coronel Licínio Córdova  e Av. Getúlio Vargas com a Rua Marechal Deodoro.
    Estarão envolvidos representantes da Prefeitura de Chapecó, universidades, empresas parceiras e grupos de recicladores. De acordo com Margarete Farezin, Secretária de Serviços Urbanos e Infraestrutura, “a intenção é, a partir do pedágio, obter recursos para melhorar a infraestrutura dos espaços onde os catadores realizam a reciclagem do ‘lixo’ que jogamos fora, além de incentivar a separação desses materiais”, explica.
    Atualmente mais de 152 famílias vivem com a renda da reciclagem, a partir das ações desenvolvidas pelo Projeto. “Contamos com o apoio da comunidade em mais esta ação que trará grandes benefícios para este projeto que faz tanta diferença na vida dos recicladores. Desde que iniciou suas atividades várias ações foram desenvolvidas trazendo resultados para as associações de reciclagem”, disse Neyla Caramori, Presidente do Comitê Gestor do Projeto Reciclar é Viver.
    Durante a ação serão entregues ‘lixeirinhos’ para carros e adesivos do Projeto. A comunidade poderá ajudar com qualquer valor. “Qualquer ajuda é bem-vinda e fará muita diferença no dia-a-dia desse Projeto”, enfatiza Neyla.
    Conheça o Projeto
    Uma cidade sustentável, dando o destino correto ao lixo, reaproveitando materiais e melhorando a renda dos recicladores. Desde que iniciou suas atividades em setembro de 2015, o Projeto Reciclar é Viver, faz com que todas essas ações aconteçam, na prática, em Chapecó. “Essas ações são possíveis porque a comunidade colabora, separando os resíduos corretamente em suas casas ou no seu trabalho”, enfatiza a primeira-dama, Lúcia Muller Buligon.
    Dentre os objetivos está melhorar a estrutura física dos espaços onde os catadores trabalham, com plantio de árvores, ambientes de lazer e alimentação, equipamentos para o desenvolvimento do trabalho, inclusão social, além de abordar a importância da saúde e do bem estar das pessoas.
    Em sete meses de atividades o ‘Reciclar é Viver’ já desenvolveu subprojetos, entre eles o ‘Arte Solidária’, onde foram pintados pneus, os quais integram os pátios das associações e também são utilizados na recuperação de áreas degradadas pelo depósito irregular de resíduos. Palestras sobre questões sociais relevantes, visitas à projetos e associações, integram as atividades do projeto, que possibilita aos participantes novas experiências, informações e conhecimento.
    acao-do-projeto-ja-realizada-reaproveitamento-de-pneus-5- acao-do-projeto-ja-realizada-reaproveitamento-de-pneus-4- acao-do-projeto-ja-realizada-reaproveitamento-de-pneus-3- reuniao-do-comite-gestor acao-do-projeto-ja-realizada-reaproveitamento-de-pneus-2-

    Prefeitura de Chapecó