Catarinense 2020: clubes e FCF definem fórmula com turno único e mata-mata; entenda

Catarinense 2020: clubes e FCF definem fórmula com turno único e mata-mata; entenda

21 de novembro de 2019 Off Por Editor



  • Oito clubes irão disputar a segunda fase, e apenas um será rebaixado para a Série B.

    A fórmula do estadual de 2020 foi definida na tarde desta quarta-feira, em Balneário Camboriú, no Conselho Técnico realizado na sede da Federação Catarinense de Futebol (FCF) com os representantes dos 10 clubes classificados. As equipes se enfrentarão em turno único, de nove rodadas, e as oito melhores garantem a classificação para a fase seguinte, com jogos de ida e volta.

    Em 2020, a competição tem início marcado para o dia 22 de janeiro, enquanto que a final será em 26 de abril. Serão somente 15 datas, cinco a menos que os dois últimos anos. Por determinação da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o número máximo deveria ser 16.

    Primeira fase

    De acordo com a FCF, os cinco primeiros colocados no Catarinense deste ano farão cinco jogos em casa na primeira fase, enquanto os demais terão apenas quatro partidas como mandante. Confira abaixo a divisão:

    5 jogos em casa: Avaí, Chapecoense, Criciúma, Figueirense e Marcílio Dias.
    4 jogos em casa: Brusque, Joinville, Tubarão, Concórdia e Juventus.

    Segunda fase

    Os oito melhores colocados se classificam para as quartas de final, com jogos de ida e volta. A ordem de visitantes e mandantes será definida pela classificação geral.

    1º x 8º
    2º x 7º
    3º x 6º
    4º x 5º

    Rebaixamento

    Na edição 2020 do Catarinense, apenas um clube será rebaixado. Os dois últimos na classificação geral na primeira fase irão duelar, em ida e volta, para definir a queda. Assim, o estadual de 2021 será com 12 times, já que três clubes serão promovidos.

    Os clubes participantes

    Avaí
    Brusque
    Chapecoense
    Concórdia
    Criciúma
    Figueirense
    Joinville
    Juventus
    Marcílio Dias
    Tubarão

    Com informações Globo Esporte