Chape terá intérprete de Libras na coletiva de imprensa após o jogo contra o Vasco

Chape terá intérprete de Libras na coletiva de imprensa após o jogo contra o Vasco

21 de abril de 2022 Off Por Editor



  • Por ser um time da comunidade, a Chapecoense sempre teve, entre os seus principais valores, o senso de responsabilidade social. Além disso, o clube de tantos torcedores sabe a importância de alcançar todos os seus públicos e, principalmente, permitir que eles se sintam pertencentes ao dia-a-dia alviverde. Tendo em vista todas essas situações, uma ação especial será realizada pelo Verdão nesta sexta-feira (22), após o jogo contra o Vasco: o intérprete de libras Elianay Bueno acompanhará o treinador Gilson Kleina na sua coletiva de imprensa.

    Elianay iniciou a sua trajetória no mundo de libras ao perceber a importância de se comunicar com a comunidade surda, principalmente para promover a inclusão e a acessibilidade. Há quatro anos, ele atua profissionalmente como professor bilíngue e intérprete e, justamente neste período, percebeu quantos torcedores do Verdão e apaixonados por futebol integram essa comunidade.

    “A Chape possui um número muito grande de torcedores surdos – não só em Chapecó, mas no Brasil inteiro – e é muito importante que eles saibam o que está acontecendo dentro do clube. Eles são apaixonados, acompanham os jogos e é por isso que estou engajado nesta causa: para que eles sintam que o time está vendo eles” destacou Elianay.

    A ideia de promover a iniciativa na partida contra o cruzmaltino foi fortalecida, também, pela proximidade de uma data especial: no dia 24 de abril é comemorado o Dia Nacional de Libras. Foi neste dia, há 20 anos, que a Lei 10.436 reconheceu a língua brasileira de sinais como meio legal de comunicação e expressão. Essa foi a primeira de uma série de conquistas, já que em 2005 a língua foi incluída como uma disciplina curricular obrigatória na formação de professores surdos, professores bilíngues, pedagogos e fonoaudiólogos; e em 2010 a profissão de tradutor e intérprete de libras foi, finalmente, regulamentada.

    A partir da realização desta ação, a ideia da Chape é tornar ela frequente – ao menos nos jogos realizados na Arena Condá.