Musculação para o tratamento da Artrose

Musculação para o tratamento da Artrose

22 de novembro de 2019 Off Por Editor



  • Artrose piora progressivamente com o tempo, e não existe cura, mas os tratamentos podem retardar a progressão da doença.

    Segundo dados do Ministério da Saúde, a artrose atinge 15 milhões de pessoas no Brasil. Dados da Organização Mundial da Saúde apontam que entre os indivíduos acima dos 50 anos de idade, 60% já apresentam algum grau de degeneração. Já na faixa etária dos 70 aos 75 anos, essa taxa já sobe para 80%

    É uma doença que ataca as articulações promovendo, principalmente, o desgaste da cartilagem que recobre as extremidades dos ossos, mas que também danifica outros componentes articulares como os ligamentos, a membrana sinovial e o líquido sinovial. Uma vez instalada, causa dor, deformidade, inchaço ou derrame articular, perda da mobilidade, atrofia muscular e, consequentemente, perda da capacidade de treinamento.

    De acordo com o ortopedista Mauricio Fabiani, as articulações e músculos começam a envelhecer a partir dos 30 anos, e com o avançar dos anos, o corpo acaba perdendo 50% da massa muscular. “A origem da dor na artrose é pela instabilidade da articulação e o seu fortalecimento através da musculação estabiliza as articulações”.

    Dr Mauricio orienta que a musculação é uma atividade física recomendada para quem sofre com artrose, desde que seja uma musculação que alongue a musculatura e que seja feita mais na base da repetição do que da carga. “Importante ter em mente que o segredo não está no aumento de carga, mas sim em parâmetros como a qualidade do movimento associado”. Ele ainda observa que sejam realizados exercícios com o número máximo de repetições, carga mínima, realizados sob o ângulo de ações de proteção, principalmente no joelho.

    Em casos graves no joelho, também pode ser indicada a Artroplastia total do joelho, ou seja, uma cirurgia que tem como objetivo substituir uma articulação “doente” por uma nova articulação (prótese). A articulação danificada é substituída por componentes metálicos e plásticos, compondo um novo joelho seguro e confortável, capaz de devolver as atividades de vida diária e permitir um caminhar sem dor.

    O ortopedista esclarece que a artrose piora progressivamente com o tempo, e não existe cura. Mas os tratamentos podem retardar a progressão da doença, aliviar a dor e melhorar a função articular. É fundamental manter o peso nos limites da normalidade quando são atingidas as juntas que suportam peso. A redução preventiva do peso corporal faz diminuir a incidência de artrose de joelhos.

    Foto Grasi Mohr