Cidade do Oeste de SC decreta situação de epidemia de dengue

Cidade do Oeste de SC decreta situação de epidemia de dengue

7 de março de 2024 Off Por Editor



  • O município soma 91 pacientes confirmados com a doença

    A Prefeitura de Maravilha declarou ontem quarta-feira (06), situação de epidemia de dengue. A medida foi adotada devido ao aumento dos casos da doença no município. Com 91 pacientes confirmados e 13 aguardando resultado, Maravilha está em situação de alerta. O município soma mais de 130 focos do mosquito Aedes aegypti, número contabilizado desde janeiro.

    A Secretária de Saúde Miriane Sartori destaca que a medida faz parte do plano de enfrentamento à dengue: “Tivemos uma reunião na semana passada com a equipe regional da Secretaria de Estado da Saúde para alinhar as ações. Os agentes de endemias realizam diariamente visitas em imóveis, para localizar e eliminar os focos do mosquito. Além disso, estamos realizando aplicação de UBV/Fumacê em pontos com focos do mosquito”.

    A Secretaria de Saúde alerta que está intensificado o trabalho de fiscalização com abertura de auto de infração, o que pode gerar multa. Os valores das multas podem variar de R$ 1.929,70 a R$ 9.648,50. Na reincidência de multas já aplicadas as cobranças serão sempre dobradas. Os autos de infração são emitidos pelo Setor de Vigilância Sanitária. As infrações estão previstas na Lei Municipal nº 3.888 de 2015, que dispõe sobre a Criação de Programa de Controle e Prevenção ao Mosquito da Dengue no Âmbito do Município de Maravilha. A solicitação da Sala de Situação de Combate à Dengue é para que os munícipes façam a limpeza de seus terrenos e eliminem focos do mosquito. Também é recomendado o uso de repelente. Evitar o acúmulo de água em garrafas vazias, pneus, vasos de plantas, baldes, calhas e cisternas é fundamental para garantir a segurança de todos.