Caso Fabiana: Marido é condenado a 28 anos de prisão pela morte da esposa em Chapecó

Caso Fabiana: Marido é condenado a 28 anos de prisão pela morte da esposa em Chapecó

29 de novembro de 2019 Off Por Redação Chapeco.org



  • Condenado por matar esposa e esconder corpo no armário pede desculpas.

    O primeiro de uma série de três júris sobre casos de possíveis feminicídios condenou o acusado de matar a esposa, 37 anos, no dia 4 de julho de 2017. A sessão de julgamento aconteceu nessa sexta-feira (29), no fórum da comarca de Chapecó. No total, a sentença foi de 28 anos e quatro meses de reclusão, em regime fechado, e seis meses de detenção em regime semiaberto. A ele foi negado o direito de recorrer em liberdade e, como estava preso preventivamente desde o crime, permanece no Presídio Regional de Chapecó.

    A sessão se estendeu por mais de 14 horas. Os jurados, quatro mulheres e três homens, reconheceram as qualificadoras de feminicídio, motivo fútil, meio cruel e uso de recursos que dificultaram a defesa da vítima, para o crime de homicídio (24 anos). O acusado também foi condenado por ocultação de cadáver (um ano), fraude processual (seis meses), furto qualificado (um ano e quatro meses) e porte ilegal de arma de fogo (dois anos). O réu foi absolvido pelo crime de posse irregular de munição de uso restrito.

    Interrogatório

    Após aproximadamente quatro horas de oitivas de 17 testemunhas arroladas durante o processo, chegou o momento de ouvir o réu. Foram mais de uma hora de perguntas direcionadas ao acusado. Ele contou como aconteceu o crime. A discussão teria sido motivada por ciúmes, já que ela revelou desejo de separação e o envolvimento amoroso com outro homem. Ao final, ele se disse arrependido e pediu desculpas à sogra, ao filho e à família dele. Todos estiveram presentes durante toda a sessão.

    A defesa foi feita pelo advogado Alexandre Santos Correia Amorim. Como representante do Ministério Público esteve a promotora de justiça Cândida Antunes Ferreira. O assistente de acusação foi o advogado Wilson Gerhard. O júri foi presidido pelo juiz Jeferson Osvaldo Vieira.

    Manifestação

    As duas irmãs, a mãe e o filho da vítima usaram camisetas com a foto da mulher. Abaixo continha a frase “Quem ama não mata!”. Outros parentes e amigos também vestiram a camiseta em forma de manifestação. Na frente do fórum foram colocadas faixas pedindo Justiça pela vítima e por todas as mulheres.

    O crime

    De acordo com a denúncia apresentada, o empresário é acusado de desferir golpes de faca no lado esquerdo do peito e no pescoço da esposa, com quem era casado há 18 anos. Conforme apurado, o crime teria acontecido por volta das 18h do dia 4 de julho de 2017. O corpo foi encontrado por familiares aproximadamente às 12h do dia seguinte, dentro de um armário onde o homem guardava armas.

    Ainda segundo informações dos autos, o acusado fugiu utilizando o veículo de um cliente que estava no estacionamento que mantinha com a esposa, próximo ao aeroporto da cidade. No Paraná, ele se envolveu em um acidente e abandonou o carro. Procurou abrigo na casa de amigos na cidade paranaense de Guaíra. Depois de 30 horas de negociação com a polícia, ele concordou em comparecer à delegacia.