Ano de transformação Polinutri

Ano de transformação Polinutri

20 de dezembro de 2019 Off Por Arthur Rodrigo



  • No ano em que se comemorou seus 30 anos de atuação no mercado, a Polinutri, empresa especializada em saúde e nutrição animal, remodela sua atuação para atender ainda mais e melhor.

    2019 entrou para os anais da história da Polinutri, empresa especializada em nutrição e saúde animal presente na vida dos produtores rurais há três décadas. A companhia iniciou o ano de forma revitalizada apresentando para o mercado sua nova estratégia de comunicação e na sequência mais um importante anúncio, a chegada do novo diretor-presidente, o primeiro profissional a assumir a companhia sem vínculo societário.

    Mas, para chegar até este ponto, não foi uma decisão do dia para a noite conforme explica o gerente de marketing da Polinutri, Luís Gustavo Lemos. “Costumo dizer que a revitalização da marca foi a cereja do bolo, pois ela contempla a parte final de dois anos de planejamento e estudo de mercado que apontaram inúmeros direcionadores. Entendemos que os padrões atuais de consumo do mercado de nutrição e saúde animal estão em mudança, onde produtos rapidamente se transformam em commodities, com os grandes players do mercado operando em níveis tecnológicos muito similares e a relação efetiva com o parceiro se torna o fio condutor para a realização dos negócios. Um nível de compromisso que não está atrelado somente aos resultados zootécnicos e econômicos, mas ao compromisso real com a cadeia de valor do cliente”, salienta Luís Gustavo e completa: “Está implícito no slogan ‘Juntos Vamos Mais Longe’ que a Polinutri quer ser a melhor parceira na nutrição e saúde animal, inserida de forma ativa nos negócios de nossos clientes.”

    Todo este trabalho de posicionamento apresentado em janeiro foi coroado com a chegada do diretor-presidente da Polinutri, Paulo Roberto Andrade, executivo com vasta experiência de mercado que assumiu a governança da companhia em março. “Este foi um ano importante porque marca um novo momento de profissionalização da companhia, acompanhado pelos 30 anos de fundação”, inclui o diretor-presidente.

    De acordo com ele, em 2019 a companhia deu seus passos objetivando a criação de um ambiente de negócios capaz de introduzir melhorias em todos os processos das operações Polinutri. “Houveram melhorias estruturais, para que as operações passassem a ser mais leves e menos hierárquicas, com a entrega de respostas ainda mais rápidas para os clientes”. Além disso, destaca Paulo Roberto de Andrade, foi um ano de revisão de todos os processos chave, visando identificar desafios e oportunidades em termos de custo, venda, qualidade e atendimento ao cliente. “Existe um grande movimento dentro da organização para torna-la mais jovem, dinâmica e responsiva, sem abrir mão dos valores fundadores e amplamente reconhecidos pelo mercado: qualidade, seriedade e entrega da promessa, ou seja, o compromisso assumido com o mercado ao longo desses 30 anos.”

    É importante mencionar que em 2019 a empresa esteve presente em mais de 30 eventos entre congressos, seminários e exposições como forma de fortalecer seu novo posicionamento. Já para 2020, a expectativa do diretor-presente é aumentar o faturamento. “Este será o grande desafio para o próximo ano”, aponta Paulo Roberto de Andrade.

    Uma linha inovadora de pensamento. Adequação do posicionamento técnico e comercial deram o tom da Unidade de Negócios Aquacultura Polinutri em 2019. Quem fala sobre os trabalhos que desencadearam esta nova estrutura é o líder da BU, Aldo Barbugli. “Foi um grande esforço coletivo, já que a linha destinada para peixes e camarões precisava de um novo olhar. Revisamos a estruturação fabril e desenvolvemos novas linhas de produtos capazes de gerar resultados expressivos tanto para empresa quanto para os produtores”, discorre.

    Ele destaca que o resultado deste projeto foi extremamente positivo e passou, uma boa parte, pelo estudo de novos ingredientes, entendendo as necessidades de cada mercado através de pesquisas realizadas mundo afora. “Os ganhos foram excelentes, por isso fizemos lançamentos importantes, tais como: Aquanat, Aquanat Inverno, Essential Fish e Natus, uma reforma completa no portfólio”, desenha Aldo.

    Sobre 2020, Aldo é enfático: “Estamos otimistas, mas com os pés no chão. Isso porque o agronegócio vai bem e o produtor está capitalizado podendo pagar as dívidas do passado. Outro dado importante está na diferença menor da faixa de preço entre a carne de peixe e o boi, podendo impactar de forma positiva o consumo de peixe em 2020, mesmo a proteína não fazendo parte da cesta de compra dos consumidores brasileiros. Creio que será um ano positivo para o peixe. O camarão se manterá no mesmo patamar”, conclui.

    Novos caminhos, promessas concretizadas. A Unidade de Negócios Avicultura Polinutri também foi motivo de comemoração em 2019. Lucielma Holtz, gerente da operação, salienta que a unidade cresceu ampliando sua penetração de mercado no âmbito nacional e internacional apoiada na chegada do novo CEO, através de mais flexibilidade nas negociações e melhorias no atendimento ao cliente. “Já internamente, aceleramos o trabalho de reforço de marca, através de nosso slogan ‘Juntos vamos mais longe’, realizamos novas contratações para aumentar a cobertura de mercado, além da redução dos custos operacionais”, reforça Lucielma.

    A gestora salienta a importância da presença da Polinutri nas feiras e eventos ligados à avicultura. “Estivemos presentes nas melhores feiras do Brasil e avaliamos a importância de encontrar com clientes e trocar experiência, além de apresentar nossas novidades com expectativas de fechamento de negócios, as feiras e eventos de 2019 abriram leques de oportunidades.”

    Para 2020, a gerente vê com otimismo o setor, uma vez que com o crescimento das exportações de aves haverá aumento de investimento nas infraestruturas dos galpões para obter melhores resultados de campo. “Daí entra a Polinutri, entregando resultados econômicos e zootécnicos para os avicultores. Isso porque, além dos produtos contamos com uma equipe preparada para atender todas as necessidades do produtor em 2020. Esperamos crescimento de 15% em faturamento por meio de uma estratégia robusta para trazer a lucratividade esperada”, completa.

    Ano bom para a suinocultura. Aumento das exportações e a melhora do preço pago ao produtor iniciado em setembro deste ano conduziram as operações da Unidade de Negócios Suinocultura da Polinutri. Somado ao cenário positivista, a divisão ao longo de 2019 fez frente a diversos encontros técnicos e exposições com a missão de contribuir tecnologicamente com o mercado. Além disso, apresentou novos produtos em parceria com a Liprovit.

    Proteína vermelha e branca. Um setor com margens apertadas que requer atenção econômica e zootécnica. Este é o fio condutor da Unidade de Negócio Ruminantes da Polinutri, área gerenciada por Alexandre Siqueira, profissional que comemora o ano pelo crescimento acima das expectativas. “Tivemos um crescimento de 34% em comparação a 2018”, comemora.

    Dentro de um mercado acirrado devido ao volume de empresas do mesmo segmento, ele salienta que este desempenho ocorreu pelo compromisso da companhia de entregar produtos e assistência capazes de atender as reais necessidades de cada um de seus clientes. “Em 2019 confirmamos que estamos no rumo certo, passo a passo fidelizamos e conquistamos novos clientes que reconheceram na Polinutri uma excelente parceira para sucesso de seus negócios seja na pecuária de corte ou de leite”, inclui e prevê ritmo melhor ou igual para 2020. “Teremos mais contratações para atender este crescimento sustentável que a unidade de negócios vem obtendo”, confirma Alexandre Siqueira.

    Dedicação voltada para criadores e hobbistas. Pegando carona nesta tônica o Gerente da Unidade de Negócios Aqua Ornamental, Guilherme Gonçalves analisa as operações de 2019. “Em 2019 reestruturamos a linha Cor & Cria, destinada aos criadores de peixes ornamentais, oferecendo uma nutrição mais robusta e completa, proporcionando maior desenvolvimento e qualidade de vida aos peixes”, salienta.
    O profissional destaca que o ano também foi importante para o desenvolvimento do setor pelo variado número de eventos voltados ao Aquarismo, o que contribuiu para maior visualização do segmento e valorização do hobby. “O mercado se manteve aquecido, notou-se um aumento na produção de peixes, consequentemente demandada pelo mercado consumidor, que por sua vez impulsionou as vendas de rações e equipamentos”, salienta.
    Presente nas principais exposições de peixes ornamentais do país, eventos técnicos do segmento e feiras internacionais, Guilherme enfatiza que desta forma a Polinutri reforçou seu interesse e tecnologias presentes em seu portfólio. “Foi de suma importância nossa presença fomentando o Aquarismo e fortalecendo o hobby no Brasil.”
    Já para o próximo ano as expectativas se mantem positivas. “A expectativa são as melhores, apresentaremos para o mercado a nova linha de produtos – Chronos Fish – direcionado para o mercado varejista. É um produto que carrega a excelência Polinutri, testado e aprovado por criadores e hobbystas profissionais”, completa Guilherme.
    Sobre a Polinutri – Fundada em 1989 a empresa atua no desenvolvimento, na produção e comercialização de soluções e produtos para a nutrição e saúde animal. Conta com três unidades industriais – Treze Tilhas (SC), Euzébio (CE) e Maringá (PR) –, dois Centros de Distribuição (CDs) – Lavras (MG) e Lajedo (PE) – e sede administrativa em São Paulo (SP). Aliado a isso conta com um laboratório próprio em Maringá (PR) reconhecido e atestado pela FAO, Embrapa e Rommer Labs. Atualmente a empresa atende os mercados de ração acabada, premix e núcleos para a áreas de bovinocultura de corte e leite, suinocultura, avicultura de corte e postura, carcinicultura, piscicultura, peixes ornamentais e pets.