DEIC desencadeia a Operação Lavanderia e cumpre 17 mandados de busca e apreensão em Santa Catarina e Paraná

DEIC desencadeia a Operação Lavanderia e cumpre 17 mandados de busca e apreensão em Santa Catarina e Paraná

17 de janeiro de 2020 Off Por editor



  • A Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRACO) da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC) desencadeou nesta sexta-feira (17) a Operação Lavanderia. O objetivo é apurar lavagem de dinheiro por integrantes de uma organização criminosa que atua no Estado de Santa Catarina.

    Estão sendo cumpridos 17 mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça em Santa Catarina e no Paraná, nas cidades de Florianópolis, Palhoça, Gaspar, Blumenau, Chapecó, Joinville, Curitiba (PR), Fazenda Rio Grande (PR) e Londrina (PR).

    Segundo o delegado Antônio Seixas Joca, durante a investigação da DRACO-DEIC foram indiciados 21 integrantes de organização criminosa, ocasião em que foram obtidos fortes indícios de lavagem de dinheiro pelo chefe do grupo.

    Diante disso, foi representado pela quebra dos sigilos bancários e fiscais, pelo bloqueio de contas e pela expedição dos 17 mandados de busca e apreensão. Assim, foi instaurado novo Inquérito Policial para apurar o crime de lavagem de dinheiro, onde se verificou a existência de uma empresa fantasma que movimentou no período de um mês cerca de R$ 7,2 milhões.

    A operação teve apoio da DIC de Chapecó, DIC de Blumenau e Delegacias de Joinville, Canil da PC-SC, além da Polícia Civil do Paraná, a qual deu cumprimento aos mandados de busca e apreensão no Estado vizinho.