Educação: projeto discute estratégias contra a violência

Educação: projeto discute estratégias contra a violência

14 de abril de 2016 Off Por Chapecó



  • A união de forças com o intuito de trazer para dentro das instituições de ensino as entidades que lidam com questão da violência nas diversas esferas sociais, com vistas ao desenvolvimento de estratégias voltadas ao combate desta problemática nas escolas. A partir do entendimento que a escola é um dos ambientes mais propícios para o aprendizado de valores que norteiam uma sociedade pacífica com o respeito, a ética, a Secretaria de Educação de Chapecó desencadeou nas 83 instituições educativas o projeto Consciência Comunitária Escolar (CCE).

    Integrando as atividades do projeto a diretora de Gestão Educacional da Secretaria de Educação, Mareni de Fátima da Rosa da Silva conduziu reunião de trabalho na segunda-feira, 11 de abril na Escola Básica Municipal Jardim do Lago. A atividade contou com a presença de representantes de instituições de segurança, justiça, sociedade civil e organizada, além da comunidade escolar.

    Os trabalhos foram abertos pelo Policial Militar, Cabo Marcelo Wundervald, que apresentou aos presentes os dados referentes ao projeto de Prevenção a Violência na Escola desenvolvido pelo 2º Batalhão de Polícia Militar/Fronteira (2º BPM/Fron), que teve início no ano de 2011. “Esta iniciativa busca a junção de ideias voltadas na união de todos para construção de algo melhor. Isto somente é possível com o incentivo deste debate dentro e fora da escola, pois a criança e o adolescente são o reflexo direto da realidade que vivencia em sua casa”, destaca.

    Para a vice-gestora da escola, Leandra Morescho Fávero, o trabalho desenvolvido pela Polícia Militar é fundamental pelo fato de trabalhar a problemática da violência ligada aos jovens e adolescentes nas escolas bem como na comunidade em que os mesmos estão inseridos. Segundo ela desde o começo deste trabalho em 2014 se observa mudanças significativas em toda a comunidade escolar. “Os resultados positivos somente são alcançados devido ao envolvimento das famílias neste debate”, destaca.

    Com relação ao Projeto Consciência Comunitária Escolar, a professora não esconde sua gratidão à equipe multiprofissional que conduz as estratégias no âmbito da comunidade escolar. “Eles são o elo entre nós e a família, é comum escutar dos pais relatos sobre a importância deste debate mais amplo” revela.

    Comissão da Paz

    Mareni de Fátima da Rosa da Silva, assinala que reunião superou todas as expectativas dos participantes, sendo que ficou definida a implementação da Comissão da Paz. “Isto é muito significativo, pois esta iniciativa nasce com a proposta de incentivar as pessoas desta comunidade a exercitar a cultura de paz”, destaca.

    A secretária de Educação de Chapecó, professora Maria de Lurdes de Seben, avalia que esta comissão se constitui em uma importante ferramenta que se soma ao programa Consciência Comunitária Escolar, aproximado ainda mais a comunidade. “Sempre defendemos o envolvimento da família em todas as estratégias voltadas a educação, bem como entendimento da sociedade de sua responsabilidade no processo educacional. Este envolvimento se traduz em avanços significativos na aprendizagem, assim como alunos mais interessados pela escola”, conclui.

    Para o Prefeito de Chapecó, Luciano Buligon, “todas as informações passadas dentro da escola são multiplicadas pelos estudantes em sua casa, com seus amigos, na sua comunidade. Por isso a relevância de projetos como esse, que contribuem para prevenir a violência”, enfatiza.

     educa2 educa1

    Prefeitura de Chapecó