Projeto ensina diferentes conteúdos por meio do futebol

Projeto ensina diferentes conteúdos por meio do futebol

15 de maio de 2017 Off Por Chapecó



  • Dizem que a linguagem do futebol é um idioma universal. Mudam os sotaques, algumas expressões, mas a paixão pela modalidade é crescente. Nossa cidade viveu um momento de grande comoção diante tragédia aérea que envolveu o time da Associação Chapecoense de Futebol. Pensando em resgatar todo o carinho e orgulho pela Chape, a Escola Básica Municipal Nova Aurora, no Distrito de Marechal Bormann, trabalhou o projeto “Somos todos Chapecoenses: Driblando as dificuldades da sala de aula”.

    A ação envolveu as turmas de 1º a 5º série do ensino fundamental, com intuito de trabalhar a interdisciplinaridade. O projeto iniciou, quando se percebeu a necessidade de vivenciar o futebol, sendo culturalmente forte entre as crianças. Foram trabalhados vídeos contendo as regras do futebol e a história da trajetória da Chapecoense.

    As atividades envolveram varias áreas do conhecimento, como educação física, matemática, geografia, história e inglês. “Por meio do esporte trabalhamos as operações de vezes, mais e menos, por exemplo. Foi a atividade que as crianças mais gostaram de fazer. Eles conheciam  algumas regras do futebol, no entanto, por ser uma das modalidades preferidas por eles, surgiu a ideia de realizar atividades associadas as demais disciplinas curriculares, aperfeiçoando o desenvolvimento motor e cognitivo dos educando” disse a professora Viviane Thiel, idealizadora do projeto.

    De acordo com a Secretária de Educação, Sandra galera, “é papel da escola construir no aluno condições de desenvolver o equilíbrio emocional, cognitivo e motor. Atividades como esta,  que trabalham a interdisciplinaridade, além de despertar o interesse do aluno pela escola, irá   formar no futuro adultos capazes de superar os desafios que a vida lhe apresentar”, explica.