Guardas Municipais de Chapecó recebem carteira porte de arma e armamento

Guardas Municipais de Chapecó recebem carteira porte de arma e armamento

20 de janeiro de 2020 Off Por Editor



  • A Administração Municipal informou por meio da Secretaria de Defesa do Cidadão e Mobilidade, que realizou hoje (20), a entrega da Carteira Funcional de porte de arma para 27 profissionais que fazem parte da segunda turma da Guarda Municipal. A conquista só foi possível a partir de um convênio assinado em 2017 entre a Polícia Federal e a Prefeitura.

    Agora os profissionais estão aptos legalmente para fazer uso do armamento. Eles já foram capacitados e passam a utilizar no dia-a-dia armas calibre 380 e 12 – espingarda. Segundo a Secretária de Defesa do Cidadão e Mobilidade, Luciane Stobe, “além de ser um instrumento de proteção pessoal, a carteira dos Guardas trará mais sensação de segurança. O porte de arma inibe ações em locais onde os agentes estão presentes”, explica Stobe.

    Para o Comandante da Guarda Municipal, Junior Assis Strello, o porte de arma qualifica o trabalho dos agentes e visa garantir mais segurança à comunidade de Chapecó. “Essa é uma conquista muito importante pois a partir de agora estes 27 Guardas estarão preparados para oferecer mais segurança para a comunidade, mas também para o próprio agente que está em serviço”, reforça Strello.

    A concessão do porte de arma para a Guarda Municipal, por parte da Polícia Federal, depende de vários requisitos. O primeiro passo foi a realização de um convênio entre as partes, seguido de testes de aptidão psicológica, técnica, análise de conduta e também o treinamento específico para uso destas armas. Hoje os profissionais de Chapecó atendem a todos os requisitos e possuem agora a carteira funcional com validade por dez anos.

    Além disso, as capacitações permanecem, ocorrendo de forma anual com aproximadamente 80 horas de curso no intuito de aperfeiçoar e manter o porte de arma.