A importância da nutrição na cirurgia plástica Alimentação saudável auxilia na recuperação após o procedimento

A importância da nutrição na cirurgia plástica Alimentação saudável auxilia na recuperação após o procedimento

7 de fevereiro de 2020 Off Por Editor



  • De acordo com a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica (Isaps), o Brasil é o segundo país no ranking mundial de cirurgias plásticas, com mais de 1,3 milhões de operações realizadas por ano, ficando atrás somente dos Estados Unidos. Os dados demonstram que a busca pela beleza e aumento da autoestima é o que mais motiva os brasileiros a procurarem um médico especialista.

    Com este aumento da procura pelos procedimentos cirúrgicos, é importante ressaltar os cuidados que devem ser tomados, que incluem até a alimentação. A recomendação do cirurgião plástico Rafael Tirapelle é seguir uma dieta balanceada já no pré-operatório, incluindo uma boa diversidade de frutas e verduras, evitando açúcares e farinhas refinadas, visando uma melhora no estado nutricional do paciente. “Um bom plano alimentar deixa o organismo pronto para passar pelo trauma, diminui o risco de complicações e contribui para a conquista de resultados satisfatórios, além de fazer com que o corpo se recupere mais rápido”, explica.

    Conforme o médico, durante a cirurgia o corpo fica muito sensível e após o procedimento é preciso também ter um cuidado especial com as refeições. Para acelerar a recuperação e cicatrização, indica-se ingerir fontes ricas em vitamina C e proteínas, preferencialmente com acompanhamento de um profissional nutricionista para apoio e em ajuste personalizado da dieta. “É preciso criar uma rotina alimentar balanceada, no pré e pós-operatório. Exercícios físicos antes da operação também contribuem para um corpo mais resistente, que suporte melhor uma cirurgia plástica, que por vezes é delicada”, orienta Tirapelle.

    Alguns alimentos recomendados pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), são fontes de proteínas, como carnes magras e peixes, que ajudam na produção de colágeno e colaboram na recuperação dos tecidos e na cicatrização. “Alimentos integrais, como pães, legumes e frutas também estão na lista, diminuindo a constipação intestinal durante a recuperação, além de serem cicatrizantes e melhorarem a circulação sanguínea”, exemplifica a nutricionista Melina Garcia Tirapelle.