Operação Poseidon é realizada contra o tráfico interestadual de drogas sintéticas em SC

Operação Poseidon é realizada contra o tráfico interestadual de drogas sintéticas em SC

11 de fevereiro de 2020 Off Por Editor



  • A Polícia Civil de Santa Catarina e a Polícia Civil do Distrito Federal realizaram a Operação Poseidon nesta terça-feira (11) que visa desarticular uma organização criminosa atuante no tráfico interestadual de drogas, principalmente drogas sintéticas como o ecstasy e o LSD. Em Santa Catarina, foram cumpridos quatro mandados de prisão temporárias e sete mandados de busca e apreensão. A investigação é da PC/DF.

    A ação mobilizou desde cedo da manhã policiais civis do Distrito Federal e de Santa Catarina, onde as diligências mobilizaram policiais civis da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC) e da 5a DP da Capital. “Trata-se de um inquérito da Polícia Civil do DF que investiga o tráfico de drogas sintéticas produzidas em Santa Catarina e transportadas para outros Estados e lavagem de dinheiro”, afirma o diretor da DEIC, Luis Felipe Fuentes.

    Os sete mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Itapema (04), Florianópolis (01), Antônio Carlos (01) e São João Batista (01). As prisões foram cumpridas em Itapema (03, sendo dois homens e uma mulher) e em Balneário Camboriú (01).

    Os investigados presos em Santa Catarina serão recambiados ao Distrito Federal por meio da aeronave da Divisão de Operações Aéreas (DOA) da PCDF.

    Foram apreendidos uma espingarda calibre 12 e uma pistola calibre 380, munições, diversos celulares, anotações do tráfico, documentos de imóveis e cerca de R$ 16 mil. A investigação é decorrente de apreensões de drogas no Distrito Federal e em Santa Catarina, quando se apuraram novas ramificações criminosas. A parte do grupo de Santa Catarina realiza a produção e o fornecimento de drogas para o grupo do Distrito Federal que então distribuía a usuários em diversos locais.

    “Em 2019 desencadeamos uma operação em Brasília e desarticulamos uma organização criminosa que atuava no fornecimento de drogas sintéticas. Identificamos ainda que fornecedores desses traficantes do DF estavam sediados em SC, em Itapema. A partir daí avançamos nas investigações para produzir provas e identificar o patrimônio adquirido de forma ilícita”, destaca o delegado Ulysses Fernandes,

    A investigação durou sete meses. Ao todo, foram cumpridos na operação hoje 29 mandados judiciais, sendo 12 de prisão e 17 de busca e apreensão, em SC, DF e Goiás. A Justiça bloqueou três imóveis e contas bancárias de investigados. Eles responderão pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico de drogas e lavagem de dinheiro e, se condenados, as penas poderão ultrapassar 30 anos de prisão.

    Com informações da PC/DF