Como fazer na hora descobrir o sexo do bebê

Como fazer na hora descobrir o sexo do bebê

19 de fevereiro de 2020 Off Por Editor



  • A sexagem fetal pode ser realizada antes do primeiro ultrassom

    A espera da chegada do bebê é repleta alegria e expectativa, e parte desta ansiedade é com a curiosidade do sexo da criança. Com o exame de sexagem fetal é possível acabar com a dúvida, antes mesmo do primeiro ultrassom, para quem deseja se preparar com antecedência para a ampliação da família.

    Conforme o bioquímico Ridiger Clauss, proprietário do Ridiger Laboratórios, esse tipo de exame possui uma precisão de 99,9% e proporciona segurança para a mãe e o bebê. “Desde o momento em que a mulher fica grávida, existem fragmentos do DNA do feto que conseguem atravessar a placenta e circulam na corrente sanguínea da mãe. Assim, é possível fazer a identificação do sexo do bebê através de uma amostra do sangue materno, em um exame através da técnica de biologia molecular que permite acessar o material genético do feto. A sexagem fetal pode ser realizada ainda na oitava semana de gestação”, explica Ridiger.

    A coleta de sangue é semelhante a de um hemograma, sem necessidade de preparo prévio, na qual se identifica frações de DNA do bebê no plasma da mãe. A análise sanguínea irá apontar a presença do cromossomo Y (masculino), indicando que é um menino; já a ausência dele revelará ser uma menina.

    Embora não possa precisar o número de crianças na gravidez, no caso de gêmeos é possível descobrir o sexo dos dois fetos, quando uma gestação monozigótica (gerados na mesma placenta). “Se forem bivitelinos (placentas distintas), é possível identificar o sexo de pelo menos um dos bebês. Se não for detectado o cromossomo Y, dará para distinguir os dois sexos, ou seja, meninas gêmeas”, afirma o bioquímico.

    O exame de sexagem fetal é seguro, não-invasivo e o resultado leva, em média, nove dias úteis para ser finalizado.