HRO está com serviços de urgência e emergência acima do limite

HRO está com serviços de urgência e emergência acima do limite

12 de março de 2020 Off Por Eduardo Grassi



  • Á Direção do Hospital Regional do Oeste (HRO) comunica que devido à grande demanda no pronto socorro e unidades de internamento hospitalar, os serviços de urgência e emergência estão com sua capacidade instalada acima do limite prudencial.
    Diante do exposto, a direção do HRO solicita a compreensão da comunidade local e regional para que somente busquem por atendimento no Pronto Socorro em caso de urgência e/ou emergência. As prioridades de atendimento são, após a triagem, o atendimento aos casos de maior gravidade, conforme preconiza o Sistema Manchester de Classificação de Risco. Ainda é salientado que mesmo após a classificação, o paciente poderá ser reavaliado, podendo ter o tempo de espera prolongado.
    No Pronto Socorro são atendidos cerca de 280 pacientes diariamente, sendo que nas últimas 48 horas, devido à superlotação nas unidades de internamento, 26 pacientes estão internados em leitos intermediários no próprio pronto socorro. Também a UTI geral que dispõe de 16 leitos adultos e seis pediátricos está com 100% de ocupação, fato esse repetido na UTI Neonatal. Devido á necessidade de atenção e suporte avançado, estão sendo utilizados equipamentos de reserva técnica.
    A orientação é antes de buscar por atendimento no pronto socorro do HRO, as pessoas devem buscar atendimento na rede básica e/ou Unidade de Pronto Atendimento (UPA) mais próxima de sua casa. Já os hospitais da região estão cientes de que antes de efetuar transferência de pacientes devem acionar a central de regulação de leitos do Estado, quer seja para UTI e/ou baixa hospitalar para outras áreas. A Central de Regulação do Grande Oeste regula as internações hospitalares em 34 hospitais com total de 1.386 leitos do SUS. Tais hospitais abrangem 76 municípios da região. Caso necessário, a Central de Regulação apontará para onde serão transferidos pacientes.
    Á Direção do HRO reitera que todos os esforços estão sendo envidados para prestar assistência médico hospitalar da melhor qualidade possível, contando com a compreensão da comunidade.