Sistema ‘entrará em colapso’ no final de abril, diz ministro da Saúde

Sistema ‘entrará em colapso’ no final de abril, diz ministro da Saúde

21 de março de 2020 Off Por Redação Chapeco.org



  • O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, afirmou nesta sexta-feira (20) que o sistema de saúde brasileiro “entrará em colapso” no final de abril devido ao avanço do coronavírus.
    “As pessoas confundem colapso com sistemas caóticos. O colapso é quando você pode ter o dinheiro, ter o plano de saúde e a ordem judicial, mas simplesmente não há o sistema para se tratar. É o que está acontecendo na Itália”, explicou Mandetta em videoconferência a empresários brasileiros.

    Na análise de Mandetta com base na evolução do coronavírus no mundo ocidental, as infecções ainda vão ganhar força e aumentar rapidamente nos meses de abril, maio e junho.

    “Devemos entrar em abril no início da subida rápida, que vai durar até o mês de junho, quando ela vai começar a ter uma desaceleração de subida. No mês de julho, deve começar o platô. Em agosto, esses platô vai começar a mostrar tendência de queda e, em setembro, essa queda é mais profunda, como foi a de março na China”, previu Mandetta.

    O ministro, avalia ainda que pode ser necessário “segurar a movimentação” de idosos para diminuir a transmissão do coronavírus e evitar o colapso do sistema.
    “Mais difícil do que fechar uma cidade, um supermercado e um shopping é saber o momento de reabrir. É preciso de uma série de informações para reabrir os locais com segurança”, observou.
    Mandetta anunciou ainda que o Ministério da Saúde planeja promover “o maior programa de telemedicina” com a intenção de antecipar os sintomas e bloquear a proliferação do coronavírus.
    Com informações R7