Santa Catarina registra a primeira morte por coronavírus

Santa Catarina registra a primeira morte por coronavírus

26 de março de 2020 Off Por Eduardo Grassi



  • Santa Catarina registrou, nesta quarta-feira (25), a primeira morte de paciente diagnosticado com o novo coronavírus (Covid-19). De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde a vítima é um idoso de 86 anos faleceu Em São José.

    Morte foi divulgada na rede social do governador — Foto: Divulgação/ Redes sociais

    Morte foi divulgada na rede social do governador — Foto: Divulgação/ Redes sociais

    Morte foi divulgada na rede social do governador — Foto: Divulgação/ Redes sociais

    De acordo com a coletiva de imprensa que ocorreu durante a noite, antes da publicação feita pelo governador, a Secretaria de Estado de Saúde registra 122 casos confirmados e 325 casos suspeitos. Moisés não informou se o idoso estava sendo monitorado pela pasta. No município, onde ocorreu a morte, são cinco casos investigados.

    “Deus nos abençoe e proteja e console a família 🙏🏼”, lamentou o governador por uma rede social.

    Até as 21h30, o número de mortes era de 59 e 2.555 casos confirmados do novo coronavírus no Brasil, de acordo com as divulgações feitas pelas secretarias estaduais de Saúde. O Rio de Janeiro registra oito mortos e São Paulo, 48. Amazonas, Pernambuco e Rio Grande do Sul também tiveram mortes pela Covid-19.

    Atualmente, há casos de Covid-19 em 28 municípios catarinenses. As cidades que apareceram pela primeira vez na lista nesta quarta foram São Pedro de Alcântara, Camboriú, Canelinha, Balneário Arroio do Silva e São Ludgero.

    O secretário de Estado da Saúde, Helton Zeferino e o governador explicaram que foi mudado o critério em relação às cidades. Antes, o caso era colocado como do município em que foi feito o diagnóstico. Agora, é contabilizada a cidade onde o paciente mora.

    Por essa razão, Florianópolis, que tinha 20 casos, agora está na lista com 16. A mudança ocorreu em consideração às prefeituras, que informavam que havia um paciente na cidade, mas ele aparecia na relação da secretaria como sendo de outro município.

    O aumento do número de casos foi de 12% em relação à tabela divulgada na terça (24). A diferença entre a lista de segunda (23) e terça foi de 26,7%. Sobre os casos suspeitos, na terça foram divulgados 336. Na segunda, eram 410.

    Na manhã desta quarta, Moisés afirmou estar “estarrecido” com o pronunciamento do presidente da República, Jair Bolsonaro, e reforçou que Santa Catarina entra em nova quarentena de mais sete dias determinada por decreto. O governador novamente pediu que os catarinenses fiquem em casa para frear a contaminação pelo vírus.

    Com informações G1 SC