Santa Catarina registra mais de 1,4 mil curados de covid-19

Santa Catarina registra mais de 1,4 mil curados de covid-19

6 de maio de 2020 Off Por Editor



  • Santa Catarina já registra mais de 1,4 mil curados de covid-19. Conforme levantamento exclusivo feito pela NSC Comunicação e G1 SC com 101 municípios que já divulgam essa informação, pelo menos 1.469 pacientes eram considerados livres do novo coronavírus até a noite desta terça-feira, 5.

    Essas mesmas 101 cidades diagnosticaram 2.875 pacientes com covid-19 desde o início do surto, em março, número que já é superior ao divulgado pelo boletim mais recente do governo do Estado.

    O total de curados é quase o dobro do apurado pela reportagem há duas semanas, quando foram levantados números de 566 pacientes considerados curados por 60 secretarias municipais de Saúde. Agora, em cada dois casos diagnosticados com coronavírus pelas prefeituras analisadas, há 1 paciente já considerado curado, ou 51,1%. O governo do Estado não divulga dados de pacientes curados.

    A reportagem analisou boletins epidemiológicos de 146 das 152 cidades com casos confirmados de coronavírus, segundo relatório do governo do Estado. Dessas, 101 delas já divulgam informações referentes a curados. As demais prefeituras não divulgam relatórios sobre covid-19 ou não responderam aos pedidos.

    Segundo definição do Ministério da Saúde, são considerados curados os pacientes que tiveram a confirmação de infecção pelo coronavírus, que passaram por mais de 14 dias de isolamento e não apresentam mais sintomas.

    Em 24 cidades, todos são considerados curados
    Em pelo menos 24 municípios, todos os pacientes diagnosticados com o novo coronavírus foram considerados recuperados pelas prefeituras. O maior número é em Biguaçu, com oito casos, seguido por Nova Veneza e São Domingos, com seis em cada um.

    Depois, vêm Jaguaruna e São Lourenço do Oeste, com 5 cada um, Timbé do Sul, com 4, além de Garopaba, Mafra, Papanduva, Rancho Queimado, Santa Cecília e Santa Rosa do Sul, com dois pacientes cada. Desse montante, há ainda 12 cidades que tinham apenas um caso e que já se recuperou.

    Número é maior nas cidades com mais casos

    Entre as cidades com mais de 50 casos de coronavírus, Braço do Norte, no Sul do Estado, é a que apresenta a maior proporção de pacientes recuperados. De 126 diagnosticados com covid-19, 108 já estão recuperados, segundo a Secretaria Municipal da Saúde.

    Na Capital, três curados em cada quatro diagnosticados

    Em valores absolutos, o município que apresenta o maior número de casos recuperados é Florianópolis, com 329 indivíduos. A Capital também tem o maior número de pacientes diagnosticados com covid-19 em Santa Catarina. Agora, em cada 4 diagnosticados com covid-19, 3 já estão sem sintomas após duas semanas de isolamento, segundo a Secretaria Municipal de Saúde.

    País tem mais de 48 mil recuperados

    O governo do Estado ainda não divulga esse dado. A Secretaria de Saúde afirma que trabalha na unificação de bases com municípios e hospitais para reunir essas informações. No Brasil, no entanto, o Ministério da Saúde confirmou haver nesta terça-feira 48.221 pacientes recuperados de covid-19.

    Com informações NSC Total