PM desmonta oficina ilegal de armas e apreende arsenal em Xaxim

PM desmonta oficina ilegal de armas e apreende arsenal em Xaxim

22 de maio de 2020 Off Por Editor



  • Na tarde de quarta-feira, 20, na cidade de Xaxim, a Polícia Militar, em verificação de possível suspeito em posse de arma, acabou fechando uma oficina ilegal de arma de fogo e apreendendo várias armas que estava em manutenção e outras em aparente perfeito funcionamento. Um homem de 32 anos foi preso e confessou que fazia produção e manutenção das armas no local.

    Ainda durante a manhã, uma guarnição da Rocam/2ºBPM/Fron obteve informações de no município de Xaxim, residia um cidadão com mandado de prisão ativo e que possivelmente estaria em posse de armas de fogo. No início da tarde a guarnição solicitou apoio de outras e deslocaram até o local, no interior, lá não localizaram o suspeito, mas levantaram informações de que ele era residente no bairro Primavera na cidade de Xaxim, e que estaria efetuando a manutenção e guardando armas para uma facção criminosa, fato que ocorria em um barracão de madeira.

    As guarnições rapidamente deslocaram ao local e visualizaram dois suspeitos na porta desse local, eles ao perceberem a presença policial, fugiram por entre as casas não sendo mais localizadas. Em revista no local foram localizados 08 armas de fogo longas, duas armas de fogo curtas (sendo uma arma calibre .22 e uma arma calibre .38), três armas longas de pressão, duas armas curtas de pressão, 20 munições de calibre .22, 14 munições de calibre .38, 35 munições de calibre .357, uma munição de calibre .20, quatro munições de calibre .12, materiais para recarga (pólvora e espoletas), várias peças para conserto e manutenção de armamento e diversos cartuchos de calibre .36 (as armas de pressão foram apreendidas porque é comum estarem adaptadas para atirar calibre .22).

    Enquanto estavam no barracão, as guarnições conseguiram descobrir a localização da residência do proprietário do local e foram até lá. Na residência foi abordado um paraguaio, que assumiu a propriedade dos objetos e ainda confessou que possuía em sua residência um rifle da marca Rossi calibre 38/357 com silenciador e um revólver calibre .32 municiado com duas munições intactas, entregando as armas aos policiais. Ao ser questionado o autor disse que aprendeu a consertar e a fabricar armas enquanto morou no Paraguai.

    Diante dos fatos, o homem paraguaio de 32 anos foi preso e juntamente com todos os materiais apreendidos, foi encaminhado à delegacia de Xaxim para as providências cabíveis. Não foi constatado, no momento da abordagem, mandado de prisão em nome do autor.

    Além de outras guarnições de Chapecó, dentre elas o Canil, uma guarnição de Xaxim também auxiliou na ocorrência.