Inicia SEMPAT em Chapecó

Inicia SEMPAT em Chapecó

25 de abril de 2016 Off Por Chapecó



  • Com o objetivo de sensibilizar à população sobre a importância da prevenção dos Acidentes de Trabalho e Doenças Ocupacionais, acontece de 26 a 28 de abril, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes, a Sempat – Semana Municipal de Prevenção de Acidentes e Saúde do Trabalhador. O evento é promovido pela Secretaria de Saúde de Chapecó em parceria com o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – CEREST, tendo como apoiadores a Comissão Intersetorial em Saúde do Trabalhador – CIST e o movimento sindical. A SEMPAT foi regulamentada pela Lei Municipal nº 6283/12 e prevê ações anuais, sempre no final do mês de abril coincidindo com o dia 28, Dia Mundial em Memórias às Vitimas de Acidente de Trabalho. Ainda no ano de 2014 foi regulamentada pelo legislativo municipal a Lei do Abril Verde em Chapecó, que vem a reforçar que em todo mês de abril ações de saúde e segurança sejam desenvolvidas no município de Chapecó.
    De acordo com Rodrigo Momoli, coordenador do CEREST Regional de Chapecó, neste ano, a SEMPAT, terá como temática a assinatura do Trabalho Seguro no Município de Chapecó, trata-se de um movimento entre o movimento sindical organizado, Justiça do Trabalho de Santa Catariana e o apoio da prefeitura de Chapecó e sua Secretaria de Saúde. Esses organismos, “de mãos dadas” e, sensibilizados com as questões de saúde e segurança dos trabalhadores de Chapecó, investem na assinatura do termo de adesão do TRABALHO SEGURO no município, sensibilizando sua população para ambientes de trabalho saudáveis e seguros. “Através desse termo, Chapecó vai primar nas obras públicas por empresas que obedeçam a questões de saúde e segurança no trabalho, priorizando a contratação de empresas e mão de obra capacitada e preparada, visando sempre que os acidentes de trabalho não aconteçam”, comentou.
    Além disso, a programação da Sempat prevê palestras, debates e troca de experiências. Nos dia 26 e 27 acontecerá as 8h30, 13h30 e as 19 horas, palestra com Alexandre Polli Beltrami, Engenheiro de Segurança do Trabalho do CEREST Campinas/ SP, com o tema Polícia Civil e os Acidentes de Trabalho.
    No dia 27 de abril, as 16h45 acontecerá o Workshop de Saúde para o Trabalhador com as palestrantes Jéssica Cartet Matana, Enfermeira SESI; Lucia Maria Camargo, Técnica de Enfermagem Especialista em Dependência Química SESI; Iara Pires Dia, Engenheira de Segurança do Trabalho e docente SENAI. Nesse dia, as 18h30 será a abertura do evento com Assinatura do termo TRABALHO SEGURO no município de Chapecó, com palestra Programa Trabalho Seguro e Acidentes de Trabalho, com o palestrante Ricardo Jahn, Juiz do Trabalho no Tribunal Regional do Trabalho de Santa Catarina (TRT12) e Gestor do Programa Trabalho Seguro do TRT 12.
    Segue no dia 28 de abril, às 08 e as 13 horas com a palestra “Prevenção e Promoção da saúde física e mental para auxiliares de enfermagem e Auxiliares de Saúde Bucal”, com os palestrantes Paula Senna Silva, Enfermeira Especialista em Epidemiologia Aplicada aos Serviços de Saúde e Coordenadora da Vigilância Epidemiológica Chapecó; Andréia Copetti Callai, Psicóloga do Serviço de Atenção à Saúde do Servidor Municipal (SASSM – Prefeitura de Chapecó); Nice Zanini Frasson Sebalhos, Educadora Física, professora de ginástica laboral do SASSM; Henrique Ody, Engenheiro de Segurança do Trabalho do SASSM; Roselene Salete Fedrigo Michelotto, Assistente Social do SASSM.
    Paralela a essa palestra, acontecerá no próprio Centro de Eventos, na sala Agostinho Duarte, uma oficina para os Fiscais Sanitários municipais e estaduais do meio oeste, oeste e extremo oeste de Santa Catarina, o objetivo será uma fomentar o olhar de Saude e Segurança juntos s juntos aos processos produtivos de suas regiões. Ademais, durante os dias que acontece a IV SEMPAT, dentro de Centro de Eventos, com o apoio da FIESC, os participantes da SEMPAT contarão com uma Unidade Móvel do SENAI, com procedimentos de Saúde e Segurança no Trabalho em Altura e Ambientes Confinados. Ademais, o evento contará com uma maquete, com dimensões grandes, da boate kiss, trata- se de um espaço onde as pessoas poderão conhecer as fragilidades que culminaram no desastre de Santa Maria do Rio Grande do Sul, que deve servir aprendizado para que situações semelhantes não aconteçam. O objetivo desses espaços e chamar a atenção para uma consciência prevencionistas.
    CEREST
    O Cerest é uma unidade regional que tem como função fornecer subsidio técnico a toda rede do SUS – Sistema Único de Saúde de Chapecó e 75 municípios da macro região oeste de Santa Catarina. O serviço trabalha sobre dois eixos de atuação: apoio técnico aos serviços de saúde do SUS na orientação quanto a identificação dos processos produtivos acidentadores ou adoecedores, bem como, no suporte técnico as vigilâncias sanitárias de todos os municípios da macro região.
    A equipe do Cerest é multidisciplinar e multiprofissional, composta por 10 servidores: Médicos do Trabalho, Dentista do Trabalho, Enfermeiro, Técnicos de Segurança do Trabalho, Assistente Social, Técnico de Enfermagem e Auxiliar Administrativo. O Cerest atua na perspectiva da identificação de processos de trabalho acidentadores para posterior tomada de ação pelas equipes de vigilância sanitária de cada região.
    O Cerest organiza, entre outras, ações a Sempat – Semana Municipal de Prevenção de Acidentes e Saúde do Trabalhador. O evento acontecerá entre os dias 26 e 28 de abril, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes. Promovida pela Secretaria de Saúde de Chapecó em parceria com o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – CEREST e a Comissão Intersetorial em Saúde do Trabalhador – CIST, a SEMPAT foi regulamentada pela Lei Municipal nº 6283/12 prevendo que ações sejam realizadas anualmente no final do mês de abril coincidindo com o dia 28, Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidente de Trabalho. Também com o objetivo de sensibilizar à população sobre a importância da prevenção dos Acidentes de Trabalho e Doenças Ocupacionais, a Lei nº 6663/14 denominada “Abril Verde” veio a reforçar as questões de saúde e segurança nos ambientes de trabalho.
    De acordo com Rodrigo Momoli, coordenador do CEREST Regional de Chapecó, neste ano, a SEMPAT, terá como temática a sensibilização de trabalhadores, empregadores e educandos sobre a importância do Trabalho Seguro em parceria com a Justiça do Trabalho do Estado de Santa Catarina. Diante disso, Chapecó investe na assinatura do termo de adesão do Trabalho Seguro no município, sensibilizando sua população para ambientes de trabalho saudáveis e seguros. Haverá na programação palestras, debates e troca de experiências.
    Termo Trabalho Seguro será assinado na Sempat
    Chapecó será o segundo município em Santa Catarina a assinar o Termo de Trabalho Seguro. Esse termo sensibiliza sua população para ambientes de trabalho saudáveis e seguros. Com ele, Chapecó vai primar nas obras públicas por empresas que obedeçam as questões de saúde e segurança no trabalho, priorizando a contratação de empresas e mão de obra capacitada e preparada, visando sempre que os acidentes de trabalho não aconteçam. O termo será assinado durante a abertura da Sempat.
    De acordo com Rodrigo Momoli, coordenador do CEREST Regional de Chapecó, neste ano, a SEMPAT, terá como temática a sensibilização de trabalhadores, empregadores e educandos sobre a importância do Trabalho Seguro em parceria com a Justiça do Trabalho do Estado de Santa Catarina. Ele explica que esse termo apresenta muito mais do que noções de prevenção de acidentes e doenças no trabalho e orientações sobre o uso dos equipamentos de proteção individual e coletiva, abordando a responsabilidade do empregador em preparar seus colaboradores para os trabalhos que irão realizar. “A prevenção dos acidentes deve ser levada muito a sério, visando evitar os problemas, e sempre realizada em conjunto entre empresas e seus colaboradores”, comentou.
    Abril Verde reforça os cuidados com a segurança no trabalho
    Chapecó, no ranking do Abril Verde no Brasil está como a quarta cidade com a instituição da Lei do Abril Verde. A Lei nº 6663/14 denominada “Abril Verde” veio para reforçar as questões de saúde e segurança nos ambientes de trabalho. Isso porque, o dia 28 de abril é lembrado com o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidente de Trabalho, com o objetivo de sensibilizar à população sobre a importância da prevenção dos Acidentes de Trabalho e Doenças Ocupacionais.
    Práticas Integrativas e Complementares em Saúde são realizadas na Sempat
    Práticas Integrativas e Complementares em Saúde realizadas pelos profissionais do Programa Cuidando do Profissional do SUS também estão sendo realizadas durante a Sempat – Semana Municipal de Prevenção de Acidentes e Saúde do Trabalhador. Em Chapecó saúde é prioridade e quem cuida da saúde da população também recebe atenção especial. Para atender aos servidores da Secretaria de Saúde foi criado em maio de 2014 o Programa Cuidando do Profissional do SUS, uma iniciativa tem como principal objetivo valorizar seu bem mais precioso da municipalidade: os recursos humanos. Os servidores têm a sua disposição em horários alternativos, atividades como acunpuntura, reiki, auriculoterapia, pilates, shiatso, quiropraxia, massagens, bandagem, homeopatia, grupos de apoio, terapias, musculação, natação e hidroginástica. Esse programa trabalha em prol da promoção da saúde física e bem-estar dos servidores.
    De acordo com a Secretária de Saúde, Caroline Constanci Bettanin, esse programa foi idealizado pela prefeitura com finalidade de promover ações voltadas aos servidores da Saúde com foco na qualidade de vida em seus ambientes de trabalho, com o principal objetivo de cuidar de quem cuida. “Durante a Sempat os profissionais estão presentes, mostrando e desenvolvendo o seu trabalho, com o objetivo de mostrar aos profissionais de saúde quais as ações desenvolvidas e quais os benefícios que eles podem trazer”, comentou.
    Índices de Acidentes de trabalho são preocupantes
    Morrem no Brasil, em média, nove trabalhadores por dia útil, uma pessoa a cada hora de trabalho. Essa informação é da Anamatra – Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho, entidade que congrega os Juízes do Trabalho Brasileiro. Essa estatística mostra que os acidentes e doenças do trabalho registram números alarmantes, especialmente porque são registradas apenas informações oficiais, excluídas as subnotificações e a maior parte dos acidentes fatais ocorridos na economia informal.
    De acordo com Rodrigo Momoli, coordenador do CEREST Regional de Chapecó, existe a Lei nº 6663/14 denominada “Abril Verde” que veio para reforçar as questões de saúde e segurança nos ambientes de trabalho. Entre as ações realizadas em Chapecó está SEMPAT que e prevê ações anuais, sempre no final do mês de abril coincidindo com o dia 28, Dia Mundial em Memórias às Vítimas de Acidente de Trabalho.
    Momoli também apresenta dados estatísticos de Chapecó e da macro região atendida pelo Cerest Chapecó, compreendida por 76 municipios, quanto aos índices de acidentes de trabalho. Segundo ele, em Chapecó, a maior causadora de acidente de trabalho é a construção civil, seguida pela agroindústria e depois pela indústria moveleira. Para se ter uma ideia do crescimento desses índices, em Chapecó, foram registrados em 2012 1236 notificações de acidentes de trabalho, já em 2013 foram 2288, em 2014 2619 e em 2015 foram 2799. “Apesar de todo o trabalho de orientação visando a prevenção, os acidentes estão acontecendo cada vez mais, precisamos mudar esse cenário, visando evitar os problemas. Momoli enfatiza que é preciso despertar para a gravidade desse cenário, pois o acidente de trabalho não afeta apenas o trabalhador, mas a empresa, a família e os colegas de trabalho, especialmente porque, na maioria dos casos, o acidente poderia ter sido evitado, com pequenas ações. “O uso correto dos EPI – Equipamentos de Proteção Individual ou os cursos de aperfeiçoamento para que o profissional pudesse desempenhar a função. É preciso sempre pensar que a prevenção é muito mais barata do que o tratamento”, explicou.
    Fiesc é parceiro da Sempat
    Apresentação e demonstração de procedimentos de segurança no trabalho em altura e ambientes confinados (NR´s 33 e 35) utilizando a unidade móvel do SENAI e demonstração da maquete da boate Kiss, focando as normas de segurança em geral. Com esses instrumentos o SESI e SENAI serão parceiros da Sempat – Semana Municipal de Prevenção de Acidentes e Saúde do Trabalhador.
    De acordo com Soeli Fachi, Vice-presidente da regional oeste da FIESC, o objetivo de participar da SEMPAT é contribuir para a qualidade de vida dos colaboradores da Indústria Catarinense, através da realização de workshop voltado a saúde e segurança. Ela explica que serão abordados temas como cuidados com a dengue, com a gripe H1N1, uso de álcool e drogas ilícitas, quais os principais sintomas que acometem essas doenças, como prevenir, como tratar e que ajuda buscar. “Além disso, vamos apresentar procedimentos de segurança no trabalho em altura e ambientes confinados e demonstração de normas de segurança em geral”, esclareceu.
    Na programação do dia 27 de abril, haverá Workshop de Saúde para o Trabalhador, das 16h45 às 18h30, com orientações sobre a Dengue e Gripe, com a palestrante Jéssica Cartet Matana, Enfermeira do SESI, no dia 27/04; ainda mini palestra sobre a Prevenção ao Uso de Álcool e outras drogas, com a palestrante Lucia Maria Camargo, Técnica em Enfermagem, com especialização em Dependência Química SESI; ainda mini-palestra relacionado ao tema NR´S 33 E 35 – trabalhos em ambientes confinados e altura, com a palestrante Yara Pires Dia, Engenharia Química e Engenheira de Segurança do Trabalho, que atua como responsável técnica em agroindústria, consultora industrial e docente no SENAI.
    Policiais Civis participam da Sempat
    As investigações quando acontecem acidentes de trabalho com vítimas fatais, são realizadas por equipe técnica multiprofissional. Entre os profissionais que realizam essa investigação está os Policiais Civis. Por isso, capacitá-los é essencial para que a investigação seja correta e eficiente. Uma das atividades realizada durante a Sempat – Semana Municipal de Prevenção de Acidentes e Saúde do Trabalhador.
    O palestrante será Alexandre Polli Beltrami, Engenheiro de Segurança no Trabalho e Coordenador do Cerest Campinas (SP), que abordará o tema “Polícia Civil e os Acidentes de Trabalho”. Beltrami destaca que o objetivo da palestra não é ensinar os policiais a investigar, mas sim, trazer uma bagagem ainda maior para qualificar essas investigações. Ele comenta ainda que o trabalho precisa ser organizado e qualificado, pois geralmente quem realiza essas investigações tem um conhecimento muito básico, geralmente oriundo dos cursos superiores ou das escolas de formação. “O trabalho não deve ser focado exclusivamente para encontrar culpados, mas sim, encontrar as causas, visando realizar as modificações e alterações necessárias para que outros acidentes não aconteçam”, esclareceu.
    Fiscais Sanitários recebem capacitação na Sempat
    Os Fiscais Sanitários de Chapecó e 76 municípios serão capacitados sobre o tema acidentes de trabalho, durante a Sempat – Semana Municipal de Prevenção de Acidentes e Saúde do Trabalhador. O palestrante será Alexandre Polli Beltrami, Engenheiro de Segurança no Trabalho e Coordenador do Cerest Campinas (SP), que realizará Oficina para Fiscais Sanitários da Macrorregião Oeste de Santa Catarina. De acordo com Beltrami, é importante capacitar esses profissionais, pois eles participam da parte técnica da investigação em casos de acidente de trabalho. O objetivo da oficina é trazer subsídios técnicos para essa investigação, visando sempre encontrar as causas e não os culpados pelos acidentes. “Não temos interesse em encontrar os culpados, mas sim as causas, visando solucionar os problemas e dificuldades que levaram ao acidente”, esclareceu.
    14042016-equipe-cerest-rodrigo-coord-mo-141- 14042016-equipe-cerest-rodrigo-coord-mo-164-

    Prefeitura de Chapecó