Apoio aos fabricantes de alimentação animal

19 de junho de 2020 Off Por Giracom Comunicação e Marketing



  • Neste período de isolamento Polinutri nutri parceiros e clientes com informações sobre assuntos regulatórios para fábricas de ração via web conference

    “Assuntos Regulatórios 2020. O que muda para as fábricas de ração?”. Apoiado neste questionamento aconteceu em 5 de junho, via Webex Meetings, plataforma audiovisual para reuniões e palestras online, a 1ª palestra virtual Polinutri com abordagem conduzida pela Gestora Comercial da Unidade de Negócios Ruminantes e que atua na área de Assuntos Regulatórios e Boas Práticas de Fabricação Polinutri, Letícia Maria de Castro, profissional graduada e mestre em zootecnia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

    Facilitador. Esta foi a prerrogativa inicial da profissional para os mais de 20 clientes Polinutri presentes na web conference. Para ela, cada vez mais o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA, Brasília/DF) tem se colocado como facilitador para os fabricantes de ração. “Ao longo deste ano o órgão regulador deliberou inúmeras adequações entre Instruções Normativas (IN) e Ofícios para que as indústrias fabricantes de alimentação animal passassem a implementar em seus processos”, salienta e justifica que todas essas adequações vieram em boa hora. “Isso porque trouxeram modernizações para o segmento.”

    A iniciativa faz parte da Plataforma de Apoio da companhia junto aos clientes do segmento de fábrica de ração e contou com o apoio da Coordenadora de Assuntos Regulatórios Polinutri Kátia Nagano e do Consultor Técnico de Ruminantes Osvaldo Gil. Atualmente compõem os pilares deste projeto serviços como: Assuntos Regulatórios; Assessoria em Boas Práticas de Fabricação; Assistência Técnica de Campo e em Formulações, Apoio na Gestão Industrial e Serviços de Análises Laboratoriais. “Portanto, em meio a este período de isolamento social propomos esta abordagem virtual com intuito de estar ainda mais próximos dos nossos clientes”, destaca Letícia e o Gerente de Marketing da Polinutri, Luís Gustavo, completa: “A Polinutri em toda sua história sempre foi muito próxima e com relacionamento de longa data junto aos seus clientes. Serviços de consultoria industrial destinados para clientes fabricantes fazem parte desta nova onda Polinutri a fim de dar todo suporte neste processo por meio de orientações e treinamentos.”

    As pautas durante o encontro giraram em torno do Ofício Nº87/2020 de 27 de março de 2020, que define a isenção de registros de ingredientes, suplementos e aditivos tecnológicos (exceto aditivos adsorventes de micotoxinas e inoculantes de silagem), aditivos nutricionais e aditivos sensoriais. Na sequência a IN n° 17 de 15 de abril de 2020 que estabelece procedimentos via sistema eletrônico de registro, cadastro, renovação, alteração, suspensão temporária e cancelamento de registro e cadastro dos estabelecimentos e produtos destinados à alimentação animal. A IN n° 27 de 20 de abril de 2020 que revoga os itens pertencentes a IN 04 de 23 de fevereiro de 2007, além do Ofício Circular nº5, de 04 de maio de 2020, que esclarece a operacionalização de trabalhos no período de migração de sistemas. “Outras mudanças que refletem sobremaneira os negócios das fábricas de ração são os Ofícios Circulares nº 8, Nº 11, Nº 12 e a Nº 37, mas devido ao tempo e a quantidade de questionamentos definiremos outra apresentação virtual”, inclui Letícia.

    A ação teve um excelente feedback positivo por todos os participantes que puderam indagar e ter dúvidas sanadas pelos profissionais Polinutri em tempo real e outras após a apresentação. “São temas que afetam sobremaneira seus negócios e por isso a participação e adesão de todos que participaram desta primeira iniciativa sustentada pela nossa máxima: Juntos vamos mais longe”, encerra Letícia.

    Sobre a Polinutri – Fundada em 1989 a empresa atua no desenvolvimento, na produção e comercialização de soluções e produtos para a nutrição e saúde animal. Conta com três unidades industriais – Treze Tílias (SC), Euzébio (CE) e Maringá (PR) –, dois Centros de Distribuição (CDs) – Lavras (MG) e Lajedo (PE) – e sede administrativa em São Paulo (SP). Aliado a isso conta com um laboratório próprio em Maringá (PR) reconhecido e atestado pela FAO, Embrapa e Rommer Labs. Atualmente a empresa atende os mercados de ração acabada, premix e núcleos para a áreas de bovinocultura de corte e leite, suinocultura, avicultura de corte e postura, carcinicultura, piscicultura, peixes ornamentais, cães e gatos.