Coronavírus está no esgoto de Florianópolis desde novembro

Coronavírus está no esgoto de Florianópolis desde novembro

2 de julho de 2020 Off Por Editor



  • Descoberta de pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina comprova que vírus, eliminado nas fezes, já circulava no Brasil no fim de 2019.

    O novo coronavírus (SARS-CoV2) já circulava no Brasil em novembro de 2019, afirmam pesquisadores da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina).

    A constatação foi feita após análise de amostras de esgoto colhidas periodicamente no ano passado e que são armazenadas.

    “Não é novidade que se pode encontrar SARS em esgoto sanitário. No entanto, o que nós fizemos foi uma parceria [com outras áreas da UFSC] e pensamos em olhar para o esgoto retroativo, que já vinha de outros estudos aqui na universidade, com vistas a perceber desde quando o vírus estava ali presente e por meio do esgoto conseguir saber sobre essa possível disseminação”, afirmou nesta quinta-feira (2) a pesquisadora Gislaine Fongaro, do Laboratório de Virologia Aplicada, do Departamento de Microbiologia da UFSC, uma das signatárias do artigo.

    Maria Elisa Magri, professora do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFSC, explicou que “o trabalho com esgoto sanitário da cidade e com amostras de esgoto é uma rotina” e que é de praxe deixar essas porções coletadas congeladas para eventual análise posterior.

    Esse material foi submetido a análise genética (RT-qPCR) em mais de um laboratório da universidade. Foram feitos ao menos oito testes para garantir que se tratava do SARS-CoV2.

    “Por meio de filogenias, de estudos genéticos, vai ser possível triar e jogar luz a essa possível rota do vírus e como ele chegou por aqui”, acrescentou Gislaine.

    A primeira amostra positiva foi colhida em 27 de novembro na região central de Florianópolis. Desde então, todas elas, até março, tiveram concentrações do novo coronavírus. O esgoto analisado dos meses anteriores não tinha qualquer vestígio genético do SARS-CoV2.

    O grande achado do trabalho dos pesquisadores da UFSC é a detecção do coronavírus antes mesmo do primeiro caso de infecção em humano ter sido confirmado nas Américas — em Seattle, nos EUA, em 21 de janeiro.

    No entanto, há indícios de que o vírus já circulava em Wuhan (China), onde surgiu, desde meados de outubro. No Brasil, o primeiro caso confirmado de covid-19 foi no dia 25 de fevereiro, em São Paulo.

    Partículas do novo coronavírus foram encontradas em duas amostras do esgoto colhidas em 27 de novembro de 2019 em Florianópolis(Foto: Divulgação)

    Com informações R7