Projeto do Contorno Viário Leste é apresentado em Chapecó

Projeto do Contorno Viário Leste é apresentado em Chapecó

12 de dezembro de 2015 Off Por Chapecó



  •  

    O ato de apresentação do Projeto Executivo de Implantação e Pavimentação do Contorno Viário Leste foi realizado na manhã desta sexta feira (11), no auditório da Prefeitura de Chapecó, reunindo as Administrações Municipais de Chapecó e Cordilheira Alta. Presentes no encontro o Prefeito de Chapecó, José Caramori, o Vice-Prefeito, Luciano Buligon, o Secretário de Estado da Infraestrutura, João Carlos Ecker, o Secretário de Desenvolvimento Regional Américo do Nascimento Junior, o Prefeito de Cordilheira Alta Alceu Mazzioni, vereadores, moradores dos dois municípios que residem na faixa de construção da obra, engenheiros e técnicos da empresa Prosul, responsável pela confecção do projeto.
     
    O Secretário da Infraestrutura de SC, João Carlos Ecker, disse que Santa Catarina dá exemplo ao divulgar o projeto de mais uma importante obra de mobilidade para a região Oeste.  ‘’É o primeiro passo para que a obra comece a ganhar sua efetiva implantação’’, destacou o Secretário, observando que o projeto apresentado é uma revisão do primeiro projeto da obra, apresentado em 2002. 
     
    A obra está orçada em R$ 123 milhões, incluindo o trabalho de terraplenagem, aterros, pavimentação e indenizações, que chegam ao número de 60. O Prefeito de Chapecó, José Caramori, disse que Chapecó e a região Oeste agradecem o empenho do Governo do Estado em anunciar uma obra tão importante, que irá tirar o trânsito pesado do centro da cidade, completando o anel viário do município. ‘’A decisão do Governo esta tomada e a partir de agora é dar os encaminhamentos para que o trabalho continue’’.
     
    O Secretário Regional Américo do Nascimento Junior destacou que muitos desafios já foram superados para que quando a obra iniciar efetivamente não surjam entraves burocráticos que possam paralisar as atividades. ‘’Esta obra vai criar uma nova economia para Chapecó, ampliando nosso potencial, criando mais emprego e renda para a região’’, declarou.
     
    O engenheiro da empresa Prosul, Rodrigo Correia, fez a apresentação detalhada do projeto executivo. O novo contorno de Chapecó terá exatos 22 quilômetros e 626 metros, iniciando na BR 282, em Cordilheira Alta, proximidades da empresa, Ludovico J. Tozzo, passando pela Linha Caravagio, RBSTV Chapecó, Linha Água Amarela, até chegar ao Distrito Industrial Flávio Baldissera. Serão construídos dois grandes trevos, três viadutos, seis interseções, 36 paradas de ônibus e 19 acessos projetados, que são ligações para comunidades e propriedades rurais.
     
    A pista terá duas faixas, com 3.50 metros de largura cada uma e a faixa de domínio será de 30 metros de cada lado da pista, espaço que esta sendo destinado para uma futura duplicação do contorno. A velocidade máxima permitida será de 80km/hora. Em alguns trechos o projeto prevê a inclusão de faixas adicionais e a construção de calçadas nos dois lados da rodovia.
     
    Na mesma solenidade os Prefeitos de Chapecó e Cordilheira Alta assinaram decretos criando comissões, cada uma em seu respectivo município, para realizar o processo desapropriações e indenizações. O projeto foi entregue aos dois municípios. Agora, o trabalho vai se concentrar na busca de recursos e parceria com o Governo Federal para a realização da obra. 

    Prefeitura de Chapecó