Prefeitura de Chapecó apresenta projeto do Museu dos Balseiros do Rio Uruguai

Prefeitura de Chapecó apresenta projeto do Museu dos Balseiros do Rio Uruguai

12 de dezembro de 2015 Off Por Chapecó



  •  
    Como uma forma de homenagear trabalhadores pioneiros, que contribuíram para o surgimento e crescimento da cidade, a Prefeitura de Chapecó apresentou nesta sexta-feira, o Projeto do Museu dos Balseiros do Rio Uruguai (MBRU). O espaço será construído junto às instalações do Complexo Goio-Ên e visa à preservação da memória e história.   
     
    Esta é uma das ações previstas para comemorar o Centenário de Chapecó, que será celebrado em 2017. O novo equipamento público vai oportunizar o acesso à informação, promovendo a educação patrimonial. Será um local aberto a turistas, estudantes e comunidade, voltado à pesquisa e resgate cultural e econômico. 
     
    Durante a apresentação do projeto, o Prefeito destacou que a criação do Museu se justifica pela importância de salvaguardar a história e a memória destes que contribuíram para o desenvolvimento da região Oeste de Santa Catarina e Noroeste do Rio Grande do Sul. “Será edificado para ser mais do que um Museu, para ser a porta de entrada na região Sul da cidade. Uma obra contemporânea, inovadora, que irá retratar a realidade de nossos pioneiros, incentivando a educação e o turismo”, destaca José Caramori.   
     
    O Projeto do novo Museu foi aprovado pelo Ministério da Cultura. O valor total da obra é de R$ 1.640.000,00. Neste primeiro momento, serão disponibilizados R$ 350.000,00, via Lei Rouanet, com captação de recursos da Foz do Chapecó. A previsão de início das obras é para fevereiro de 2016. 
     
     
    Projeto
     
    O Museu será edificado no Completo Turístico Goio-Ên, ao lado esquerdo da ponte. A construção utilizará materiais rústicos, como madeira, pedra e reboco, remetendo às características das construções da época. A principal marca da arquitetura externa do prédio será o elemento da balsa, formada por troncos de madeira. A balsa será percebida também na parte interna do museu, tendo como pano de fundo o lago e os belos morros no lado do Rio Grande do Sul. 
     
    O museu será adaptado e terá acesso específico para pessoas com deficiência (visual, auditiva, intelectual, motora, entre outros) a todos os ambientes. 
     
     
    Acervo
     
    O Museu conta com alguns objetos já coletados e doados. Remetem ao cotidiano de pessoas simples e trabalhadoras que tinham na função de balseiros uma renda extra, no intervalo das colheitas. 
     
    Fazem parte do acervo: foices, machados, correntões, cangas, maios, viradores, serrotes, réplicas de balsas, chaleiras, panelas, fotos, além de recursos tecnológicos de áudio visual e relatos, depoimentos e entrevistas que expressam sonhos, alegrias, tristezas e esperanças. 
     
    “Vamos continuar coletando materiais, realizando conversas, ouvindo pessoas para enriquecermos ainda mais o nosso acervo. Será uma tarefa minuciosa, que requer conhecimentos e técnicas. Uma forma de contribuir com o legado deixado por estes trabalhadores, pioneiros em nosso município”, destaca a Secretária Municipal de Cultura, Roselaine Vinhas. 
     
    O Museu contará também com uma biblioteca específica sobre o ciclo econômico e uma sala de pesquisa das entrevistas e acervo iconográfico disponível ao público. Comportará auditório para receber visitantes, turistas e alunos de escolas e universidades para palestras, cursos e aulas sobre a ótica dos balseiros. 

    Prefeitura de Chapecó