Pai internado na UTI acompanha parto por video chamada em Chapecó

Pai internado na UTI acompanha parto por video chamada em Chapecó

20 de julho de 2020 Off Por Eduardo Grassi



  • Sentir-se amada e protegida é o desejo de todas as mulheres nas horas que antecedem o parto e a chegada de um filho. As inseguranças durante a gestação são substituídas pela ansiedade de vislumbrar o rosto do recém-nascido. As possíveis dores do processo são esquecidas ao ouvir o primeiro choro ou ao pegá-lo nos braços. A compreensão sobre as necessidades da mãe e do bebê são fundamentais no processo, por isso familiares e profissionais da saúde têm papel preponderante no momento tão especial.
    Exemplo desse atendimento humanizado ocorreu nos municípios de Chapecó e Joaçaba, no oeste catarinense. A publicitária, Patrícia Hoffelder, de 36 anos, entrou em trabalho de parto, justamente quando seu marido, o funcionário público Fábio Junior Vargas, de 40 anos, estava internado na UTI do Hospital Unimed Chapecó. “Fábio é muito participativo, tanto que o parto normal foi uma decisão conjunta e quando ocorreu o acidente logo pensei como faria isso sozinha ou quem me acompanharia? Cheguei a cogitar a possibilidade de ter o parto em Chapecó para estar próxima dele”, recorda.
    Fábio sofreu acidente de trabalho quando atuava para restabelecer o fornecimento de energia elétrica após a passagem do ciclone pelo Estado. “Não sei detalhes de como aconteceu, mas antes dele ser transferido para Chapecó estava muito nervoso e preocupado com o nascimento do nosso segundo filho”, explica Patrícia. Ele teve mais de 50% do corpo queimado, o braço direito teve queimaduras de 2º e 3º graus, os ferimentos também atingiram partes do tórax e quadril. Na última quarta-feira (15) foi transferido para a unidade de queimados do Hospital Unimed São Josépara acelerar o processo de recuperação e avaliar as partes que precisarão de enxerto, mas sem previsão de alta hospitalar.
    Quando Fábio estava internado na UTI do Hospital Unimed Chapecó todos os dias familiares e amigos o visitaram e depois repassavam as informações a esposa. No dia que Patrícia entrou em trabalho de parto a irmã dele Janaina Vargas de Oliveira o acompanhava e fez uma vídeochamada para que ele pudesse acompanhar o parto.
    “A equipe da UTI foi muito atenciosa e permitiu que minha cunhada ficasse com ele além do horário da visita. Meu marido pode acompanhar todo o processo, a avaliação da pediatra e fizemos muitas fotos do Pedro para ele. O ginecologista e obstetra Dr. Jonatas Deon e a equipe do Hospital Universitário Santa Terezinha de Joaçaba também prestaram um atendimento carinhoso e atencioso. A madrinha do Pedro Emanuela Docena me acompanhou e relatou que a situação emocionou os profissionais de saúde”, relembra Patrícia.
    A atitude simples foi muito importante para a família. “Fábio é minha força e escutar a voz dele foi significativo. Senti ele tão presente. Agradeço a todos os profissionais envolvidos que nos possibilitaram estarmos próximos. Foi um momento muito feliz”, relata emocionada.
    Pedro nasceu de parto normal às 17 horas do dia 9 de julho, com 3.492 quilos, 49 centímetros e muito bem de saúde. O casal Fábio e Patrícia tem mais uma menina de seis anos, a Bianca.
    APOIO
    A enfermeira assistencial, Caroline Frillich Bringhenti, de 27 anos – trabalha há mais de quatros anos na Unimed Chapecó – comenta que presenciar o momento e compartilhar as emoções com o paciente e sua família foi um fato inesquecível. “Com toda a dor e angústia que ele estava vivendo em função do quadro clínico, sem dúvidas, o mínimo que poderíamos fazer para amenizar o sofrimento e a ansiedade de não estar fisicamente no momento do parto, era organizar a vídeochamada”, explica.
    Segundo Caroline, foi uma emoção única para toda equipe (enfermeiros, técnicos de enfermagem e médicos). “Estávamos acompanhando o momento do nascimento do Pedro e foi inevitável conter as lágrimas vendo todo o amor e companheirismo que Fabio demonstrou. Quando Pedro nasceu comemoramos juntos!”, lembra a enfermeira. Caroline antecipa que a equipe levará no coração as emoções daquele dia. “Jamais esqueceremos que ali na nossa UTI, mesmo atrás da tela do celular, acompanhamos o nascimento de uma vida e o renascimento de um pai e uma mãe!”, finaliza.