Dispositivo móvel minimiza riscos de acidentes elétricos em canteiro de obras

Dispositivo móvel minimiza riscos de acidentes elétricos em canteiro de obras

13 de agosto de 2020 Off Por Jaíne Machado



  • DR móvel comercializado pela Reymaster atende todos os protocolos de segurança e minimiza riscos de mortes por choque elétrico na construção civil

    O anuário de 2020 da Abracopel – Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade – traz dados preocupantes sobre o número de acidentes e mortes ocasionadas por choque elétrico em construções e serviços no ramo da engenharia civil. Com base em dados coletados em 2019, o Brasil teve mais de 30 mortes ocasionadas por choques e sobrecargas elétricas em canteiros de obras.

    Esses acidentes poderiam ter sido evitados com o uso de sistemas de segurança como o disjuntor diferencial residual, conhecido como DR, que permite o desligamento do circuito elétrico sempre que detectada uma corrente de fuga que possa gerar um choque ou sobrecarga. Este dispositivo identifica o aumento do fluxo de energia e “desarma” a rede, evitando tanto que os aparelhos ligados à rede elétrica sejam danificados como choques ou até incêndios iniciados pela sobrecarga.

    Reynaldo Gabardo Jr., diretor da Reymaster Materiais Elétricos, explica que geralmente o DR é instalado junto à rede elétrica, o que dificulta o seu uso em um canteiro de obras: “Muitas vezes um canteiro de obras tem uma instalação elétrica precária ou simples, o que aumenta a chance de acidentes fatais com choque elétrico”, diz.

    Foi justamente pensando nessa demanda que a Reymaster Materiais Elétricos, com unidades em Curitiba (PR) e Joinville (SC), adicionou ao seu portfólio de produtos um DR Móvel, da PSMR, marca que a empresa realiza a distribuição de produtos no Brasil.
    Umas das grandes vantagens do DR móvel é que ele não precisa ser fixado ao quadro elétrico. De fácil montagem, produto possui conexão simples para cabos de entrada e de saída, o que possibilita sua utilização e mobilidade de acordo com a necessidade.

    “O DR Móvel acompanha os equipamentos destinados à construção de obra em obra, garantindo o seu uso com minimização de riscos”, complementa Gabardo.

    O produto possui grau de proteção IP 66, segundo a norma europeia IEC 60529 e 60598, sendo à prova de chuva e poeira. Ainda atende a normativa RoHs, que proíbe substâncias perigosas sejam usadas em processos de fabricação como o mercúrio e o chumbo e à regulamentação brasileira NR-10, que normatiza e regulamenta produtos e procedimentos para todas fases da transformação de energia elétrica e trabalhos realizados com eletricidade.

    O DR da PSMR ainda vem com botões de “teste” e “reset” que permitem a checagem das funcionalidades e o desligamento manual da rede elétrica, em casos de emergência.

    “Este é um produto indispensável para a Engenharia Civil, pois além de ser de fácil uso e mobilidade, protege a vida das pessoas e os equipamentos das empreiteiras”, conclui o diretor da Reymaster.

    Acesse https://loja.reymaster.com.br/dr-movel-interruptor-residual-de-seguranca-movel e saiba mais sobre o DR Móvel da Reymaster Materiais Elétricos.